Dois Pontos Especial Câmara – 06/04/17

NA TRIBUNA: Quem usou a Tribuna Livre desta semana foi Gisela Pinsdorf Vital Lins, integrante da diretoria do Lions Club de Itu. Ela falou sobre o trabalho social do grupo, que, na sessão, foi reconhecido como de utilidade pública após aprovação de projeto de lei de autoria dos vereadores Maria do Carmo Piunti e Normino da Rádio.

 

AUDIÊNCIA: Está marcada para amanhã (7), às 8h, no auditório do Centro Administrativo Municipal, a audiência pública que tem por finalidade a elaboração do Plano Plurianual 2018-2021 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018. A Câmara foi informada através de ofício encaminhado pelas secretarias de Finanças e de Planejamento.

 

TRAQUEJO: O presidente José Galvão mostrou bom traquejo para sair de uma situação, no mínimo, difícil. Ele agiu rápido para conter os manifestantes ao suspender a sessão e convocar uma reunião. No encontro, ele deu espaço para que todos se manifestassem e conquistou o respeito dos presentes. A condução foi elogiada pelo líder Luciano do Secom, que ficou incumbido de marcar uma reunião entre vereadores, estudantes e o secretário da Educação.

 

ELOGIOS: O vereador Sergio Castanheira usou a palavra livre para falar sobre sua volta à coordenação do Centro de Controle de Zoonoses. Na oportunidade, ele falou sobre o trabalho que desenvolverá e acabou recebendo muitos elogios dos colegas Wilson da Farmácia, Mané da Saúde, Reginaldo Carlota e Rodrigo Macruz.

 

ELOGIOS II: Já Givanildo Soares elogiou uma postura tomada pela deputada estadual Rita Passos na última semana. Segundo ele, a parlamentar marcou uma reunião entre um empresário ituano e um secretário estadual (que ele preferiu não citar) para, dentro da legalidade, resolver uma burocracia.

 

APROVADO: Foram aprovados por unanimidade dois projetos de lei. O primeiro, de autoria de Wilson da Farmácia, institui o movimento “Cidadania nas Escolas” e o selo “Escola Cidadã”, que visam mobilizar o combate à fome. Já o segundo, proposto por Thiago Gonçales, inclui a Volta Pedestre “Cidade de Itu” no calendário oficial de evento do município depois de 33 anos sendo realizada.

 

VOLTA PEDESTRE: Porém, pelo projeto de Thiago, a tradicional corrida de pedestrianismo deverá ser realizada totalmente diferente da edição deste ano – que ocorreu na Avenida Galileu Bicudo, na manhã do último domingo (2), pela manhã. Pela propositura, a prova deve ocorrer no primeiro sábado de fevereiro, no fim da tarde, e passando pelas principais ruas da cidade de Itu.

 

APARTE: Em fala de Giva, José Galvão pediu um aparte. Porém, antes de conceder a palavra, o vereador do PROS – que já foi presidente da Casa – avisou que ele, como atual presidente, pode interpelar os demais edis a hora que quiser. “E eu não sou louco de contrariar o presidente”, emendou Giva, de forma bem-humorada.

 

HORÁRIO: Novamente a mudança do horário das sessões foi tema na Palavra Livre da Câmara. Dito Roque voltou a falar que, após determinado horário, apenas assessores, funcionários da Câmara, Guardas Municipais e imprensa permanecem no plenário. “Tá ficando provado que não é o horário que vai fazer o pessoal vir pra cá”, disse o edil.

 

HORÁRIO II: Nesta semana, a sessão acabou novamente após a meia-noite – porém um pouco antes do que as duas anteriores, que foram quase à 1h. Como os trabalhos foram invertidos, alguns vereadores inscritos para o Tema Livre, como Normino da Rádio e Mané da Saúde, acabaram dispensando a palavra. Até isso tem sido prejudicado com a mudança de horário das sessões…