Dois Pontos Especial Câmara – 07-01-17
OFICIAL: Logo no início da sessão extraordinária, o primeiro-secretário Rodrigo Macruz leu ofício enviado pelo Executivo ituano tornando oficial a indicação de Luciano do Secom como líder do prefeito Guilherme Gazzola na Câmara. Luciano disse à reportagem do JP que quer criar um clima harmônico com todos os colegas vereadores.
PRESENTES: Quem acompanhou de olhos atentos a votação da CIS foi o superintendente da autarquia, Vincent Menu. Ele esteve acompanhado do secretário de Governo Rodrigo Tomba e do controlador geral Ricardo Giordani. Outro que marcou presença na sessão foi o ex-vereador Josimar Ribeiro, que foi convidado a se juntar à mesa – porém decidiu acompanhar do plenário.
ATRITO: Logo no início da sessão, o presidente José Galvão pediu a suspensão da mesma para a confecção do parecer das comissões a uma emenda feita por Normino da Rádio ao projeto da CIS. Givanildo Soares pediu ao chefe do Legislativo que o parecer das comissões fosse dado verbalmente, porém Normino preferiu o parecer impresso – o que não deu tempo. Giva criticou. “Por capricho do vereador Normino, não foi feito. Aqui, verbalmente, teria sido resolvido da mesma forma. Que da próxima vez os egos fiquem de lado, porque o plenário é soberano”, disse.
ATRITO II: Normino então também pediu uma questão de ordem para se explicar. “Só para deixar bem claro aqui: quando o vereador pediu questão de ordem, já havia suspendida a sessão. Então perde qualquer efeito”, disse. Giva retrucou, dizendo que Galvão havia autorizando a questão de ordem dele. Enfim, um pequeno atrito que pode inflamar nas próximas sessões…
SEM HORA: Um fato que chamou a atenção da imprensa presente foi que o relógio usado para contar o tempo de pronunciamento de cada vereador não estava funcionando. Sendo assim, quem quisesse poderia facilmente falar mais do que o tempo permitido. Porém, nenhum edil excedeu os 30 minutos conferidos para a discussão das proposituras. Mas que fique um alerta para que, na próxima sessão, o relógio esteja operando normalmente.
APROVADOS: Além da criação da CIS, o aumento da CIP e a diminuição do orçamento da Casa de Leis, os vereadores aprovaram o desmembramento da Secretaria de Serviços Urbanos e Rurais, alterações no pagamento do repasse patronal ao Ituprev, a criação da Nota Fiscal Premiada, a criação do Cadastro Informativo Municipal (Cadin) e a criação do Concilia Itu.
BOTECO: Durante a discussão do projeto que desmembra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais, o presidente José Galvão disse que o colega Dito Roque conhece bem a área rural, conhece os botecos. O comentário arrancou alguns risos dos edis. Galvão corrigiu em seguida, dizendo que são vendas, e não botecos.
NOVO HORÁRIO: No dia 6 de fevereiro, a Câmara vota um projeto de resolução assinado por todos os vereadores para mudar o horário das sessões ordinária. Elas continuam às segundas-feiras, porém no horário noturno (19h30). De acordo com José Galvão, a medida visa atender o clamor popular e garantir maior participação popular.
NOVO HORÁRIO II: Porém, há de se apontar que o novo horário por si só não garantirá presença maior de público. Isso porque muitas pessoas não poderão acompanhar as sessões, pois estudam no período noturno. Além disso, será comum termos sessões ultrapassando a meia-noite – o que certamente afastará quem depende de transporte público.