Dois Pontos Especial Câmara – 09/08/17

APLAUSOS: O vereador Dito Roque recebeu muitos aplausos em seu posicionamento contra as moções de repúdio aos deputados de Itu. Não especificamente por isso, mas por se colocar contra as reformas de Temer e, o que ele diz, a “extorsão” à nação. “Meteram a mão em emendas parlamentares, roubando o povo. Essa é que é a verdade”, disse.

 

REPÚDIO: Além das moções contra os deputados, Macruz também apresentou repúdio contra a Viação Avante “pelo aumento no valor da tarifa, pelas alterações nos percursos das linhas, e pela falta de manutenção dos veículos que atendem ao município de Itu”. Por falta de tempo no expediente, a moção não foi votada.

 

EXPEDIENTE CHEIO: Aliás, por conta do recesso parlamentar, o expediente da sessão desta semana, primeira do semestre, foi cheio. Inúmeras correspondências, indicações, proposituras e, principalmente, moções de congratulação, pesar e repúdio foram apresentadas durante o mês de julho.

 

REQUERIMENTO: O vereador Thiago Gonçales (PR) apresentou um requerimento com uma série de questionamentos à Viação Avante, com relação ao aumento da tarifa e as mudanças promovidas nos itinerários. Porém, o edil acabou pedindo a retirada de tal solicitação, informando que acha por melhor pleitear a realização de uma audiência pública a respeito do transporte público de Itu.

 

REQUERIMENTO II: Entretanto, outro requerimento com conteúdo semelhante, mas redigido por Rodrigo Macruz, acabou sendo votado e aprovado na sessão. O edil cobra no documento, também, informações a respeito dos ônibus adaptados para pessoas com deficiência – o que tem sido sua bandeira na Câmara.

 

REQUERIMENTO III: Thiago Gonçales também apresentou mais um requerimento, este a respeito das obras de duplicação da SP-79, a “rodovia da morte”. Recentemente o edil chegou a ir ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens) protocolar uma solicitação sobre a referida via, que ainda é palco de muitos acidentes fatais – diversos destes noticiados nas páginas do JP.

 

FIEC: Entre os diversos projetos de lei apresentados no expediente, chama atenção um de autoria do Executivo que visa autorizar uma parceria de cooperação técnica com a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – FIEC, para fins de instalação em Itu de cursos de ensino técnico do Pronatec. Uma boa notícia para quem busca formação técnica.

 

SALÁRIO: Mantendo a rotina de repassar o valor correspondente à reposição salarial do ano de 2017 para entidades ituanas, o prefeito Guilherme Gazzola (PTB) comunicou à Câmara que enviou R$ 622,51 para a Assatemec (Associação Amigos do Teatro Escola Maestro Eleazar de Carvalho). O valor é referente ao mês de julho.

 

SESSÃO CURTA: A primeira sessão do semestre foi curta. Antes das 21h os trabalhos já haviam sido encerrados. Além do “projeto dos assessores”, os vereadores também votaram um recurso a um projeto do vereador Henrique de Paula (PV) e, em primeira discussão, um projeto de autoria de Henrique e Mané da Saúde (PRB), que dá preferência em filas para quem usa sacola retornável. Ambas as proposituras passaram por unanimidade.