Dois Pontos Especial Câmara – 14/06/17

CISA: Na manhã de segunda-feira, vereadores de Itu, Salto e Porto Feliz se reuniram no Legislativo ituano para tratar do projeto do Consórcio Intermunicipal da Saúde (CISA). De acordo com os edis ituanos, o encontro de mais de três horas serviu para debater a propositura, enviada pelas Prefeituras das cidades envolvidas e que deve ser votada até o fim do mês.

 

DOAÇÃO: Conforme prometido, o prefeito Guilherme Gazzola realizou a doação de sua reposição salarial no ano de 2017 para uma entidade assistencial ituana. Através de indicação da Câmara, a entidade beneficiada foi a Assatemec (Associação de Amigos do Teatro e Escola Eleazar de Carvalho), que recebeu a quantia de R$ 1.245,02.

 

PREFERENCIAL: Um projeto apresentado pelos vereadores Henrique de Paula (PV) e Mané da Saúde (PRB) quer destinar caixas preferenciais em supermercados e outros estabelecimentos comerciais para clientes que utilizem sacolas retornáveis. A propositura aguarda ser inserida na pauta para ser votada.

 

HOMENAGEM: Com um minuto de silêncio antes da sessão e moção de pesar, o ex-jogador de futebol Nelson Verderi – o popular “Passarinho” – foi homenageado na sessão desta segunda-feira. Dito Roque (PODE), autor da moção, também falou sobre a carreira e sobre a vida do ex-atleta do Ituano durante a Palavra Livre.

 

CAUSA ANIMAL: O vereador Sergio Castanheira (PSD) fez uma indicação pedindo a instalação de uma delegacia de proteção e defesa aos animais na cidade. O edil justifica que os crimes causados contra os animais motivam a criação de tal aparato. Castanheira também falou em Palavra Livre sobre o sucesso que foi a feirinha de adoção de cães e gatos realizada no último sábado, na Praça do Carmo.

 

SÓ LOVE: Em clima de Dia dos Namorados, a sessão foi marcada por um clima ameno e descontraído, sem debates maiores. Até Macruz e Carlota, que vivem se estranhando, chegaram a um consenso durante discussão de um dos projetos. Além disso, a sessão até que foi rápida para que os edis pudessem curtir o finzinho da data com seus pares.

 

DEFESA AO IDOSO: Maria Antonieta de Melo, advogada e presidente da Comissão do Idoso da subseção ituana da OAB, falou na Tribuna Livre sobre a conscientização da violência contra a pessoa idosa, lembrado no dia 15 de junho. Ela destacou que Itu é pioneira no Estado a criar uma lei de enfrentamento à violência contra os idosos.

 

DEFESA AO IDOSO II: Maria Antonieta também apontou os equipamentos que podem auxiliar o idoso na cidade, como o Centro Dia e os CRAS (centros de referência em assistência social). Logo após seu pronunciamento, os vereadores Ricardo Giordani, Maria do Carmo Piunti, Henrique de Paula e Dito Roque usaram da palavra para enaltecer o trabalho dela e também comentar os problemas que as pessoas idosas enfrentam na cidade.

 

QUESTÃO DE ORDEM: Macruz pediu uma questão de ordem após leitura da última indicação do Expediente, de sua autoria, que pedia reparo na iluminação da Praça do Carmo. O presidente José Galvão chegou a conceder, mas alertou que estava sendo “bem legal” (conforme o próprio Macruz disse) com o colega. Sendo assim, o vereador do PTB retirou o pedido. “Toda vez o senhor me corta, estou cansado disso”, apontou em tom de brincadeira.