Dois Pontos – Especial Câmara
IMPEACHMENT: A Câmara de Itu aprovou por unanimidade a moção de apoio ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff protocolado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na semana passada. A moção foi apresentada por Marquinhos da Funerária, que abriu para que todos os demais vereadores assinassem.
DANÇA DAS CADEIRAS: Com o fim da janela que permitiu a troca de partidos, a “dança das cadeiras” na Câmara de Itu também acabou. O último a mudar de legenda foi Sérgio Castanheira, que saiu do PV (Partido Verde) e foi para o PSD (Partido Social Democrático).
PSD MAIOR: Aliás, o PSD agora é o partido com maior número de representantes na Casa de Leis de Itu: são quatro ao todo. Além de Castanheira, Marquinhos da Funerária, Dr. Bastos e Hermes Jabá (outro recém-chegado à legenda) também são os vereadores pertencentes à sigla dos deputados Herculano e Rita Passos.
HOMENAGEM: Durante a palavra livre, o vereador Olavo Volpato pediu para que a Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos realize uma homenagem a Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício. Isso porque, em outubro desse ano será celebrado o centenário de nascimento do humorista que elevou o nome da de Itu.
DESFAVELAMENTO: Também durante a palavra livre, Balbina de Paula Santos comentou sobre o fim da favela do bairro Novo Itu, creditando essa conquista a atual administração. “O prefeito deu uma moradia digna para eles (moradores). Por que o ex-prefeito não fez isso?”, questionou a vereadora.
CADÊ?: Balbina também fez outra pergunta ao ex-prefeito. “Aonde é que está a Foxconn que ele (Herculano) prometeu?”, questionou a vereadora, relembrando a promessa da instalação de uma unidade da gigante multinacional na cidade – empresa que geraria 10 mil empregos. “Isso porque ele fez muito pela nossa cidade”, ironizou.
AUMENTO DA TARIFA: Pelas redes sociais, algumas pessoas esboçaram a organização de um protesto contra o aumento da tarifa do transporte público durante a última sessão da Câmara. Porém, nada foi feito. O fato só foi comentado por Josimar Ribeiro, que criticou a mudança no valor da passagem dos ônibus.
AFOGAR O GANSO: Durante a discussão do projeto que proíbe a produção do “foie gras”, o vereador Hermes Jabá disse o seguinte: “Eu estava vendo a foto: a pessoa que fizesse isso aqui, se ela tentar afogar o ganso, ela tem que ir pra cadeia”. A frase – principalmente da forma como foi dita – arrancou risos de praticamente todos no plenário, incluindo outros vereadores.
SEM SANÇÃO: No mesmo projeto, Dr. Bastos comentou que espera que a propositura seja sancionada pelo Executivo, pois, segundo ele, muitas estão retornando para que o presidente da Câmara sancione. “Vereador Sérgio, gostaria que vossa excelência ficasse atento a isso, porque pra lei ficar engavetada no papel acaba não tendo grande valia”.
H1N1: No fim da sessão, em “Questão de Ordem”, o vereador Josimar Ribeiro alertou para a gripe H1N1 – inclusive citando casos em Salto. O edil pediu providências ao Executivo, como a disponibilização de álcool em gel em repartições públicas e escolas municipais. “Há uma preocupação e nós não podemos passar desapercebidos”, disse Josimar.