Dois Pontos – Especial Câmara
POLIDEZ: O vereador Marquinhos da Funerária sempre foi muito educado com todos os seus colegas de Câmara e com as pessoas que assistem às sessões. O presidente da Casa de Leis faz questão de cumprimentar a todos, inclusive a imprensa e assessores dos vereadores.
RIGIDEZ: Mas isso não impede de Marquinhos adotar uma postura firme no andamento da sessão. Na segunda-feira, o presidente do Legislativo declarou que a “Ordem do Dia” começaria impreterivelmente às 16h. Ele também cobrou novamente que os vereadores deveriam se ater ao projeto em discussão, e não citar outros assuntos.
A FAVOR: Olavo Volpato aproveitou seu tempo na palavra livre para se declarar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. O vereador também disse ser favorável à posse do vice Michel Temer, que foi seu professor na Faditu. “Um homem bom, na minha opinião, que agiu corretamente até hoje”, disse Olavo.
NATAÇÃO: Olavo também destacou a classificação do nadador ituano Marcelo Chierighini aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além disso, o vereador relembrou o coronel Fiori Marcelo Amantea, que dá nome ao complexo aquático ao lado do Estádio “Novelli Júnior” e foi um dos grandes incentivadores da natação na cidade.
REQUERIMENTOS: Dois requerimentos sobre saúde foram apresentados na sessão. O primeiro, de autoria de Professor Feital, requer informações sobre o PAM do Rancho Grande e foi aprovado por unanimidade. O segundo, do vereador Eduardo Ortiz, requer informações sobre o Hospital São Camilo e entrará em discussão na próxima sessão.
INDICAÇÃO: Marquinhos da Funerária solicitou ao primeiro-secretário Professor Feital que lesse uma indicação de sua autoria apresentada em fevereiro de 2015. No documento, o presidente do Legislativo indica que o prédio da antiga Fepasa fosse utilizado como sede da Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos – sugestão acatada na última semana pelo Executivo municipal.
RAPIDEZ: A sessão desta semana foi uma das mais curtas dos últimos meses. Os trabalhos foram encerrados por volta das 16h20. A rapidez foi por conta da ausência de projetos mais polêmicos na “Ordem do Dia”: os vereadores votaram apenas denominação de via pública, um projeto que dispõe sobre a Pedalada Ecológica do ILI e um projeto do Executivo.
DANIEL RATTI: Este último, aliás, é um Projeto de Lei Complementar que visa reclassificar o zoneamento da Avenida Daniel Ratti, localizada na Granja Bela Vista. A propositura havia sido apresentada no ano passado por Olavo Volpato, mas vetada pelo Executivo municipal por contar um vício de iniciativa.