Dois Pontos Especial Câmara – 18-08-16
RECURSOS: Durante o expediente, o primeiro-secretário Professor João Feital leu diversos comunicados de autoria do Ministério da Educação referentes à liberação de recursos para as APMs (Associações de Pais e Mestres) de escolas estaduais ituanas. Destaque para as verbas de mais de R$ 100 mil para a alimentação escolar do Ensino Fundamental e outra de quase R$ 800 mil referente à quota do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
POUCOS ÔNIBUS: Na Palavra Livre, Givanildo Soares criticou a empresa responsável pelo transporte público municipal, a Viação Avante/Itu. Segundo o edil, são poucos os ônibus que atendem a região do bairro Vila Martins, onde fica o conjunto habitacional Alpes I e II, dificultando a vida dos moradores do local.
PREJUDICADA: Marquinhos da Funerária concedeu algumas “Questões de Ordem”, comprometendo o tempo da Palavra Livre. Isso fez com que a líder do prefeito Tuíze, Balbina de Paula Santos, se sentisse prejudicada. O presidente do Legislativo então disse que as “Questões de Ordem” são regimentais e concedeu cinco minutos a vereadora.
PREJUDICADA II: Balbina então disse: “As ‘Questões de Ordem’ são regimentais desde que o assunto seja pertinente, o que não foi. Eu teria direito a 15 minutos porque eu cheguei aqui e assinei o livro, e o senhor disse que seria uma hora de Palavra Livre”. Irritada, a vereadora acabou dispensando os cinco minutos concedidos por Marquinhos.
DENTRO DO TEMA: Em discussão de um projeto, Giva discordou de Balbina. “Minha ‘Questão de Ordem’, inclusive do vereador Josimar, foi pertinente. Ele rebateu o que não concordou e eu rebati o que não concordei. Peço desculpas a nobre vereadora, mas as nossas ‘Questões de Ordem’ foram pertinentes ao assunto”, declarou.
HOMENAGEM: A pedido do vereador Giva, o presidente Marquinhos da Funerária determinou um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de Pedro Zacarias, considerado o torcedor nº 1 do Ituano Futebol Clube. Pedrinho, como era conhecido, morreu na última segunda-feira (15) e foi velado em enterrado em Itu.
PROJETOS: A Câmara aprovou sete projetos na sessão dessa semana: um de concessão de cidadania ituana ao senhor Ruy Zotareli, outro de concessão do diploma e medalha Imperatriz Leopoldina, dois de denominação de rua, um de denominação de Centro Infantil e dois de autoria do Executivo municipal.
PROJETOS II: Um dos projetos do Executivo que foram aprovados foi o que prevê o aumento do prazo do comodato com o Restaurante Colombo. Giva chegou a propor uma emenda, porém não protocolou no tempo necessário para que ela entrasse em votação na mesma sessão. Sendo assim, ele solicitou novo adiamento do projeto, o que acabou sendo rejeitado por 8×3.
PROJETOS III: Outro projeto do Executivo – que visa “equacionar o pagamento da CIP (Contribuição de Iluminação Pública)” – estava na pauta, porém foi adiado por seis sessões a pedido do vereador Jabá. “Projeto com aumento de luz numa época dessa é complicado”, disse o edil. Giva então pediu o adiamento apenas para uma sessão, mas não foi atendido.