Dois Pontos – Especial Câmara

ENFERMO: Dr. Bastos não participou da última sessão ordinária. Segundo o presidente do Legislativo ituano, Marquinhos da Funerária, o vereador contraiu dengue e ficará afastado até que se recupere. A ironia de tudo é que o edil é médico, especializado em infectologia.

DIA DAS MÃES: Já no fim da sessão, Marquinhos da Funerária fez questão de saudar, em homenagem ao Dia das Mães, a ser comemorado no próximo domingo (8), todas as mães presentes na Câmara, principalmente as vereadoras Nair Langue e Balbina de Paula Santos.

MISERICÓRDIA: Em palavra livre, Givanildo Soares falou que tentam jogar a culpa dos problemas da cidade no vice-prefeito, Neto Beluci. “Isso é desespero. Deixa o povo resolver na rua, o povo decidir. Não tentando imputar culpa. É a mesma coisa se eu falasse que outras pessoas que representam o Legislativo que a culpa é delas. Não”, exclamou o edil.

MUITOS REQUERIMENTOS: A próxima sessão promete ser quente, já que quatro requerimentos serão discutidos. O primeiro é de Hermes Jabá, cobrando informações sobre o PAM do Rancho Grande. O segundo foi proposto por Giva, referente ao caso das merendas. O terceiro é de autoria de Josimar Ribeiro, questionando sobre a possível mudança do pagamento dos servidores públicos. Por último, será discutido um requerimento de Matheus Costa cobrando informações sobre a Águas de Itu.

PEDALADINHA: O termo “pedalada” está na moda por conta dos supostos crimes fiscais cometidos pela presidente Dilma Rousseff. Na última sessão, o vereador Josimar Ribeiro usou a palavra – mas no diminutivo. Segundo ele, o prefeito Antonio Tuíze está cometendo uma série de “pedaladinhas”. A última seria a mudança do pagamento dos servidores municipais para o quinto dia útil.

ELOGIOS: Os vereadores teceram diversos elogios ao “Periscópio” por conta da cobertura do caso das merendas. Eduardo Ortiz parabenizou o jornal por acompanhar a reunião de Marquinhos da Funerária com o secretário estadual da Educação. Já Zelito do Quiosque elogiou a matéria sobre um buraco no Parque Ecológico “Chico Mendes”, publicada no último sábado (30).

CORTA PRA MIM: Novamente o presidente Marquinhos da Funerária informou que, caso os vereadores falassem de outras coisas durante a discussão dos projetos, pediria para o funcionário responsável pelo som que cortasse o microfone. Marquinhos também disse que voltou a falar que a “Ordem do Dia” começaria às 16h em ponto, porém, como concedeu algumas “Questões de Ordem”, o início acabou atrasando.

APROVADOS: Três projetos foram aprovados por unanimidade e sem discussão. O primeiro é o Projeto de Lei Complementar que altera o zoneamento da Avenida Daniel Ratti. O segundo modifica os dispositivos da lei que institui o Plano de Carreira na Prefeitura. Ambos são de autoria do Executivo municipal. Por fim, foi aprovado um projeto de Josimar Ribeiro que institui o Fórum Permanente da Mulher.