Dois Pontos Especial Câmara – 20.10.16
HOMENAGENS: O que não faltou na sessão desta semana foram homenagens ao Dia do Professor. Os vereadores Olavo Volpato, Givanildo Soares e Marquinhos da Funerária parabenizaram os profissionais da área da Educação. O presidente da Câmara, inclusive, disse que o professor é o “pai e a mãe” de todas as outras profissões.
SÃO VICENTE: A inauguração do Supermercado São Vicente em Itu, ocorrida na quinta-feira passada, repercutiu na sessão de Câmara. Giva e Olavo destacaram a vinda da unidade para a cidade. Além disso, o vereador Josimar Ribeiro fez uma indicação para que um ponto de ônibus seja instalado nas proximidades do mercado.
AUSENTE: Novamente Sérgio Castanheira se ausentou de uma sessão legislativa. Segundo Marquinhos da Funerária, o edil estava enfermo e não pôde comparecer. Outro vereador ausente, pelo menos em uma parte da sessão, foi o vereador Dr. Bastos, que não esteve presente durante a leitura do Expediente, chegando no meio da Palavra Livre.
VISITAS: Já quem marcou presença na sessão foi o vereador eleito Wilson da Farmácia (SD), que foi muito elogiado pelos atuais edis. Outro que visitou a Casa de Leis ituana foi o vereador saltense Eliano Apolinário (PMDB), que já foi secretário de Esportes da cidade vizinha no governo de Geraldo Garcia.
PREFEITO DE SALTO: Geraldo Garcia este que foi parabenizado pelo vereador Giva por conta de sua vitória no TRE-SP. “É um ganho para a cidade de Salto. O Eliano sempre disse que um dos caras mais íntegros da política é o prefeito Geraldo Garcia. E o povo disse isso. Quase 52% dos votos. Não poderia prevalecer a minoria. A gente vive num país democrático justamente por isso”, disse o vereador.
APROVADOS: Dois projetos de autoria de Olavo Volpato foram aprovados pela Câmara. Eles irão nomear os prédios do PAM (Pronto Atendimento Municipal) do Parque Industrial e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Nossa Senhora Aparecida: o primeiro como “Farmacêutico Amélio Soncin” e o segundo como “Dr. Plínio Menezes da Silva”.
ADIAMENTO: Já a vereadora Balbina de Paula Santos pediu o adiamento por uma sessão, por motivos de regulamentação, do projeto de sua autoria que dispõe sobre a denominação de uma área pública localizada na Avenida Tiradentes. De acordo com a propositura, o espaço será nomeado como “Praça Gomercindo Palone”.
BOCA DE URNA?: Balbina de Paula Santos contou na Palavra Livre sobre um caso que ocorreu com ela no dia da eleição. Segundo a edil, ela estava parada quando um policial veio até ela e disse: “a senhora não pode fazer boca de urna”. “Eu respondi a ele: quem é que está fazendo boca de urna?”, prosseguiu.
BOCA DE URNA? II: A vereadora disse que tirou tudo que estava na bolsa e não tinha “santinhos”, apenas aguardava em frente à escola uma pessoa que estava votando. Enquanto isso, explicou Balbina, havia um grupo fazendo boca de urna e os policiais não agiram. Para amenizar o clima, Hermes Jabá pediu aparte e brincou com a vereadora, dizendo que viu ela com tantos papéis que parecia estar coletando material reciclável – o que arrancou risos de todos.