Dois Pontos Especial Câmara – 21/06/17

AUSENTE: A vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC) não participou da sessão desta segunda-feira. Isso porque sua irmã, Lourdes Thomaz, faleceu no último domingo, em Anápolis (GO). Em respeito, o presidente do Legislativo José Galvão (DEM) prestou um minuto de silêncio no início da sessão.

 

TRANSPORTE: Entrou no expediente desta semana um projeto de lei de autoria do vereador Mané da Saúde (PRB), que dispõe sobre a criação do bilhete especial do desempregado para o transporte público municipal. A propositura visa conceder transporte às pessoas durante recebimento do seguro-desemprego.

 

TRANSPORTE II: Também na mesma área, Mané da Saúde fez uma indicação para que seja estudada a troca dos ônibus que passam nas ruas dos Andradas e Santa Cruz por micro-ônibus. A medida tem como objetivo dar maior segurança e conforto aos usuários e preservar o patrimônio histórico das vias, que ficam localizadas no eixo histórico de Itu.

 

MOÇÃO: O vereador Givanildo Soares (PROS) concedeu uma moção de congratulação ao fotógrafo José Fernando de Souza, que sempre está presente nas sessões realizando cobertura. Macruz (PTB) declarou que a moção é justa, elogiando o trabalho de Fernando e pedindo a Giva para assinar o documento em conjunto. “Itu aproveita muito pouco toda a capacidade dele”, apontou o edil.

 

POLICIAMENTO: O vereador Sergio Castanheiro (PSD) solicitou policiamento diário no período noturno no Centro de Controle de Zoonoses, localizado no bairro Vila Progresso. O edil explicou que, recentemente, a fiação do local foi furtada, o que prejudicou em muito o trabalho prestado pelo serviço.

 

LEIS DE INCENTIVO: A Tribuna Livre recebeu a ex-jogadora de basquete Vanira Hernandes, amiga de Macruz e que discorreu sobre as leis de incentivo ao esporte. Ela comentou sobre como elas podem ser utilizadas para a realização de programas esportivos na cidade e se colocou à disposição para participar do Fórum do Terceiro Setor, que ocorre em agosto na Câmara de Itu.

 

SECRETÁRIO: Após a explanação de Vanira, Macruz se ausentou e, pela primeira vez no ano, o vereador Wilson da Farmácia (SD) secretariou uma sessão. Apesar da dificuldade inicial, ele – que já assumiu a cadeira da presidência recentemente, se saiu bem e foi elogiado pelos colegas.

 

EXTRAORDINÁRIA: O presidente José Galvão convocou os vereadores para as sessões extraordinárias que votarão o PPA (Plano Plurianual) e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Elas acontecerão nesta sexta-feira (23), às 17h e 17h30. À reportagem do JP, Galvão disse que outras extraordinárias serão convocadas para votação dos demais projetos enviados pelo Executivo.

 

APROVADOS: A sessão, que durou cerca de 4h30, teve a votação de 10 projetos de lei. Apenas a segunda discussão do empréstimo para o PMAT contou com grande discussão. Os demais, como o que autoriza o ingresso de Itu no Consórcio da Saúde, passaram por unanimidade e sem muitos embates na primeira discussão.

 

CLIENTELISMO: Dito Roque (PODE), durante discussão do PMAT, afirmou que “malditos são os 45 dias que precedem a eleição, em que a gente não pode atender o povo”. Ele ainda afirmou que faz clientelismo. “Faço. E daí? Se você não faz, cale a boca. E se você tem sobrando, traga para mim”, disse o vereador, afirmando ainda que nunca vai falar em plenário aquilo que faz de ajuda