Dois Pontos – Especial Câmara
TÍTULOS: Dois títulos de cidadão ituano serão entregues ainda nesta semana pela Câmara de Vereadores. Hoje (23), acontece a entrega da honraria ao Tenente Coronel Erb Lyra Leal, comandante do Regimento Deodoro (Quartel de Itu). Já amanhã (24), o homenageado será o poeta Sidarta da Silva Martins.
CAIU NO SAMBA: A Câmara aprovou um projeto de autoria de Maquinhos da Funerária que declara de utilidade pública a escola de samba “Mocidade Independente de Itu”. Givanildo Soares brincou com o autor. “Estou muito chateado com vossa excelência, porque eu não entro na área de funerária. Vossa excelência está entrando na área do samba, jogando pedra no meu pesqueiro”, disse em tom de brincadeira.
DISCRIMINAÇÃO: Em discussão de um projeto para colocar nome em rua, o vereador Hermes Jabá aproveitou para cobrar a realização por parte da Prefeitura da “Semana do Nordestino”, projeto aprovado pela Câmara. “Está fazendo três anos hoje e nada aconteceu. Eu acho que é uma discriminação do prefeito, porque tem todas essas outras festas”, disse o edil.
NA BECA: Antes desse momento sério, Jabá soltou uma de suas pérolas. Em aparte durante fala de Giva, o vereador destacou a maneira de Matheus Costa se vestir. “Em pedi esse aparte para falar mais o importante que é a maneira do Matheus vestir seus panos”, comentou Jabá, falando que ele é um “menino bom”.
GCM NA CÂMARA: Zelito do Quiosque leu em “Questão de Ordem” uma carta que, segundo ele, recebeu de um funcionário da Secretaria de Segurança. A mensagem dizia que o GCM Rafael Bortoleto comparece às sessões ordinárias para trazer e levar “fofocas” ao secretário da pasta, Cel. Marco Antonio Augusto.
GCM NA CÂMARA II: Enquanto Zelito falava, Balbina de Paula Santos questionava quem assinou a carta. O vereador então disse que não falaria. A líder do prefeito então pediu “Questão de Ordem” e defendeu Bortoleto. Ela aproveitou também para falar que outro integrante da GCM, Rovaldo, está pedindo votos aos funcionários para Dito Roque para vereador e Rita Passos para prefeita e que, caso não votem, sofrerão represálias.
GCM NA CÂMARA III: Matheus Costa então voltou a comentar sobre a presença do GCM. Segundo ele, Bortoleto é um guarda de apoio à paisana enviado pela corporação. Marquinhos da Funerária então disse que nunca foi comunicado dessa decisão e que a Câmara não tem necessidade de um guarda sem uniforme.
PARABÉNS: Josimar Ribeiro, já no final da sessão, deu parabéns ao Jornal “Periscópio” pelos 51 anos comemorados no último domingo (19). “Lá trabalham famílias e profissionais que às vezes a gente discorda das matérias, mas é um meio de comunicação e informação para a população da cidade de Itu”, comentou o edil.