Dois Pontos Especial Câmara – 24/05/17

NOVO PROTESTO: Mais um protesto foi realizado na Câmara Municipal. Dessa vez, os manifestantes foram moradores do cemitério “Pedra da Paz”. Já não é a primeira vez que atos como esse ocorrem nesta Legislatura. Alguns edis estão encarando a situação com bom humor, dizendo que a próxima manifestação será realizada pelos próprios vereadores!

 

BOM HUMOR: Falando em bom humor, as sessões têm sido marcadas por momentos engraçados protagonizados pelos vereadores. Nesta semana, Macruz disse a Dito Roque: “o que o senhor tem de Câmara eu tenho de vida”. O comentário rendeu boas risadas, principalmente entre aqueles que acompanham sempre as sessões e vêm acompanhando a relação entre os dois edis.

 

PODEMOS: Dito Roque comentou na sessão que seu partido, o PTN, agora tem novo nome: se chama Podemos. Ele também declarou que a sigla foi a primeira a retirar apoio ao governo de Michel Temer após os escândalos da delação da JBS. Ainda de acordo com o vereador, os senadores Romário e Álvaro Dias devem passar a integrar as fileiras do Podemos.

 

SEM MUDANÇAS: Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão um projeto de autoria do vereador Thiago Gonçales, que dispõe sobre a instalação de estacionamentos de bicicletas na cidade. A propositura havia sido barrada pelo jurídico da Casa, mas, após o edil ter entrado com recurso, voltou à pauta. O curioso é que o projeto retornou sem mudança alguma e mesmo assim passou.

 

BOM PROJETO: Aliás, o projeto de Thiago é muito interessante: através dele, empresas podem dispor à população bicicletários e, em contrapartida, inserir sua propaganda. Porém, apesar de interessante e estimular um meio ecológico de transporte, é preciso que a iniciativa privada “abrace” a ideia.

 

DIA DO PROTETOR: Em segunda discussão, foi aprovado por unanimidade o projeto do vereador Dr. Sérgio Castanheira que institui o Dia Municipal do Protetor, Cuidador e Amigo dos Animais em Itu. A proposta foi muito elogiada por Wilson da Farmácia e o presidente José Galvão. Já Macruz voltou a clamar por união entre os integrantes da causa animal do município.

 

RETIRADO: O vereador Reginaldo Carlota (PTB) retirou um requerimento de sua autoria, que cobrava informações do Executivo a respeito do Plano Plurianual (PPA) SEMSUR. O curioso é que o próprio pediu a retirada, mas quando a solicitação era discutida em plenário – coisa que não acontece há muito tempo e chamou a atenção até de assessores, que foram ao Jurídico confirmar se isso era regimental.

 

DEBATE: Durante a discussão do requerimento, Macruz disse que faltou a Carlota ler o PPA. “O senhor diz que lê 18 mil livros. Eu acredito que o senhor leia tudo isso. Mas leia o PPA e o regimento interno da Câmara também, faz parte do processo”, comentou em tom de ironia. Carlota respondeu: “Eu só preciso ler com mais atenção e o senhor precisa aprender a ler”.