Dois Pontos Especial Câmara – 25/03/16

ILUMINADOS: Durante a sessão, o presidente da Câmara dos Vereadores comentou que foi ao jogo entre Ituano e São Paulo no último domingo (20) e viu que a liberação da venda de cervejas no estádio – projeto aprovado pela Câmara – transcorreu sem problemas. O presidente do Legislativo declarou ainda que os vereadores que votaram a favor foram “iluminados”.

ILUMINADOS II: Já na palavra livre, a vereadora Balbina questionou: “Quer dizer que eu não sou iluminada? Porque eu votei contra”. O presidente então pediu desculpas aos vereadores que votaram contra o projeto. “Só de estarem aqui nessa Casa de Leis, vocês são iluminados”, disse.

BRASIL SEM AZAR: Uma moção da vereadora Balbina, de congratulação ao Movimento Brasil Sem Azar, foi rejeitada por 7 votos a 5 – além dela, Nair Langue, Matheus Costa, Eduardo Ortiz e Giva foram favoráveis. O movimento em questão foi criado para debater a legalização dos jogos no Brasil. “Não passou a moção, mas não tem problema. Eu continuo sendo contra (a liberação dos cassinos)”, disse.

PAM X PS: Com a saída do pronto atendimento do Hospital São Camilo, a vereadora Balbina explicou as diferenças para o serviço de pronto socorro. Ela também trouxe depoimentos de usuários elogiando o novo PAM – instalado no bairro Rancho Grande – e parabenizou o “Periscópio” pela cobertura que fez sobre a mudança.

FALANDO SÉRIO: Conhecido por suas tiradas cômicas, o vereador Hermes Jabá usou seu tempo na palavra livre para falar sobre problemas que alguns moradores da região dos bairros Vila Martins e Vila Vivenda têm sofrido. O edil apontou a falta de iluminação e de linhas de ônibus, além de locais que podem ser possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

ESCOLA CONVENÇÃO: Olavo Volpato voltou a falar, durante a palavra livre, sobre a restauração do prédio da antiga Escola Convenção. Segundo ele, o orçamento incluso no projeto está na casa dos R$ 2 milhões, quando se falou inicialmente que custaria R$ 6 milhões. Professor Feital então explicou que o valor mais baixo se refere à reforma, e não ao restauro do prédio.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA: O vereador do PMDB também falou de uma reunião que ele e demais colegas tiveram com representantes da CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz). Segundo ele, foi informado que o número de postes com lâmpadas danificadas em Itu reduziu de mais de 1500 para apenas 300.

URGÊNCIA: Durante a votação da reorganização da previdência social, Balbina criticou a vinda do projeto em regime de urgência. “Sempre critiquei nessa Casa que sou contra regime de urgência, porque tempo existe”, disse a vereadora, informando que não conseguiu ler toda a propositura, que possuía quase 150 páginas.

HAJA PAPEL: Aliás, cada vereador recebeu uma cópia do projeto, totalizando mais de 1800 folhas de papel impressas. Como a maioria nem conseguiu ler – e o mesmo está disponível na íntegra na internet –, é bem provável que esse calhamaço vire blocos de anotações. Em tempos ecologicamente corretos, a Câmara poderia pensar em diminuir essa papelada toda.