Dois Pontos Especial Câmara – 26/04/17
DESRESPEITO: Alguns integrantes do protesto dos alunos do EJA desrespeitaram idosos que estavam presentes à sessão, aguardando votação de um projeto que concederia título de reconhecimento ao Coral da Melhor Idade. Os manifestantes debocharam de alguns senhores, que ficaram indignados por conta da paralisação da sessão.
DESRESPEITO II: Inclusive alguns manifestantes perceberam o desrespeito e pediram para os próprios colegas que parassem com aquilo. O protesto, que causou suspensão da sessão por quase uma hora, atrasou a Ordem do Dia, fazendo com que, no momento da votação do projeto de interesse, os idosos já não estivessem no plenário por conta do avançado da hora.
BRASÍLIA: Normino da Rádio, José Galvão e Maria do Carmo Piunti destacaram durante Palavra Livre o encontro que eles, juntamente com Luciano do Secom e Reginaldo Carlota, participaram em Brasília na semana passada. Os vereadores destacaram que o evento foi muito produtivo também para aproximar o legislativo ituano da Câmara federal em busca de emendas parlamentares.
ENCONTRO: José Galvão também destacou o encontro de Câmaras da Região Metropolitana de Sorocaba, realizado na manhã de segunda-feira (24) no legislativo sorocabano. O tema foi “combate às drogas”. O presidente da Casa de Leis ituana ainda aventou a possibilidade da criação de uma união dos legislativos da RMS. O próximo encontro será em Itu.
DEFESA: Muitos vereadores “saíram em defesa” do líder Luciano do Secom por conta da foto publicada no JP de sábado e disseminada nas redes sociais, em que ele aparece ao lado de Carlota e o deputado Herculano. O discurso foi que os vereadores devem pensar na cidade, não em questões partidárias, e sempre aproveitar aberturas dadas pelos deputados para a obtenção de verbas ao município.
PROJETOS: Na ordem do dia, seis projetos foram votados. Destaque para um de autoria do Executivo, que cria uma lei para retirada de carros sucateados que ficam estacionados em vias públicas. A propositura passou em primeira discussão e foi elogiada por todos. Porém, após observação de alguns vereadores, sofrerá algumas emendas.
ADIADO: Normino da Rádio pediu adiamento para a próxima sessão do projeto de sua autoria, que reserva vagas de estacionamento em shoppings e supermercados para gestantes e pessoas com crianças de colo. Segundo ele, a propositura sofreu emendas e é preciso adequar a redação delas.
PRÓXIMA SESSÃO: Por conta do feriado do Dia do Trabalho (1º de maio), a próxima sessão ordinária da Câmara Municipal será realizada no dia 3 de maio, uma quarta-feira. É que o regimento não permite, senão seria mais viável não ter sessão na próxima semana e realizar todas nas segundas-feiras seguintes – já que maio tem cinco segundas.