Dois Pontos Especial Câmara – 27/09/17

LICENÇA: O vereador Dito Roque foi mais uma vez grande ausência na sessão. Ainda em licença médica, o edil viu de casa a aprovação de seu projeto que institui a campanha “Setembro Verde”. Mas Dito, mesmo se recuperando de cirurgia, apresentou uma moção de pesar nesta semana, para a senhora Maria de Lourdes de Camargo Steiner.

 

PROJETOS: Dois projetos importantes foram apresentados no Expediente. Um é de autoria de Mané da Saúde, que declara de utilidade pública a Associação Esportiva de Apoio aos Atletas e Paratletas de Itu (AESA). Já o outro foi proposto por Thiago Gonçales e visa instituir o Dia Mundial Sem Carro no município.

 

ARQUIVADO: A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de Itu deliberou parecer contrário à instauração de procedimentos a respeito de ofício da Promotoria de Justiça de Itu, na questão do inquérito civil envolvendo o vereador Reginaldo Carlota. O documento, assinado por Normino da Rádio, pede que os autos produzidos sejam enviados ao arquivo da Casa de Leis.

 

ALERTA: Já Giva também “rasgou elogios” ao colega Luciano Ribeiro por conta de sua atuação à frente do Secom, recordando recente conquista do sindicato para os funcionários do Polo Shopping Indaiatuba. Giva também disse que isso é um alerta para o Plaza Shopping Itu não cobrar o estacionamento dos servidores.

 

ALERTA II: Em aparte, Luciano agradeceu os elogios e comentou a situação do shopping ituano. Segundo ele, o Secom já tem um processo, porém houve uma discussão se era de competência da justiça comum ou da trabalhista. “Infelizmente o juiz que apreciou essa primeira decisão em Itu entendeu que era da justiça civil”, informou, dizendo que a decisão em Indaiatuba criou força para que o processo de Itu vá para a trabalhista.

 

MOÇÃO: Foi aprovada no expediente desta semana uma moção de congratulação ao diretor da Secretaria Municipal da Saúde Ricardo Mesquita, proposta pelo vereador Wilson da Farmácia. A homenagem passou por 7×1. Reginaldo Carlota, que já teve muitas rusgas com Mesquita, foi o único contrário, fazendo críticas a ele em justificativa de voto.

 

DADOS: Vem chamando atenção a atuação do vereador Henrique de Paula durante as sessões. Discreto, o edil pede a palavra poucas vezes, mas sempre que pede traz dados pertinentes ao projeto sendo discutido, como aconteceu em algumas oportunidades durante a sessão desta semana.