Dois Pontos Especial Câmara – 29/11/17
PRESIDÊNCIA: A disputa pela presidência da Câmara em 2018 parece que vai chegando ao fim. Depois de nomes como Henrique de Paula, Giva e até o atual presidente José Galvão (que precisaria mudar o regimento para se reeleger), Mané da Saúde parece ter ganhado força nos bastidores da política ituana.
PRESIDÊNCIA II: O vereador não confirma e nem desmente a informação que corre. Porém, a reportagem do JP percebeu uma grande movimentação de edis em torno dele na última sessão. A confirmação do novo presidente, porém, só acontecerá em meados de dezembro, quando acontece a eleição da nova mesa diretora da Câmara.
MESA: Aliás, a eleição trará mudanças não só na presidência, como na vice-presidência e também na secretária. É certo que nem Wilson da Farmácia (que desempenhou a função nesta semana) e Macruz seguirão desempenhando o papel. O último, aliás, vem insatisfeito com o cargo ultimamente, preferindo não o assumir novamente em 2018.
LIMPANDO A PAUTA: Com apenas mais duas sessões ordinárias a serem realizadas neste ano, a Câmara vai limpando a pauta de projetos – seja do Executivo ou do Legislativo. Na sessão desta semana, foram votados oito projetos entre primeira e segunda discussão. As últimas sessões estão marcadas para os dias 4 e 11 de dezembro.
PROJETOS: Nesta semana foi aprovado em primeira discussão o projeto que cria o programa “Nota Fiscal Premiada Ituana”. Através de sorteios de prêmios, a medida visa estimular os consumidores ituanos a solicitarem a nota fiscal. Também foi aprovado em segunda discussão a criação do Fundo de Apoio Esportivo de Itu, que deverá beneficiar, entre outras modalidades, a nova equipe de basquetebol feminino Funvic/Ituano.
PROJETOS II: De cunho social, foram aprovados dois projetos de autoria de vereadores. O primeiro, de Wilson da Farmácia, institui o “Abril Marrom”, mês de conscientização sobre o combate à cegueira. Já o segundo, de José Galvão, cria o Dia Municipal do Serviço Leonístico na cidade, em homenagem ao Lions Club.
ADICIONAL: A Câmara aprovou ainda um projeto que concede adicional de periculosidade aos funcionários que atuam como agentes de segurança. Ao todo serão seis servidores beneficiários. José Galvão, autor do projeto juntamente com os demais membros da mesa diretora, enalteceu o projeto, informando que é um direito desses trabalhadores.
AUMENTO: Dito Roque, por sua vez, também parabenizou Galvão pelo projeto e por nele constar os impactos financeiros. O decano também aproveitou para sugerir que seja feito um reajuste aos servidores da Câmara. “Ainda dá tempo”, disse ele sobre apresentar um projeto ainda neste ano.
MIRIM: Estava prevista para a noite de ontem a segunda sessão ordinária do Projeto Vereador Mirim no segundo semestre. A iniciativa do ILI (Instituto do Legislativo Ituano) com jovens estudantes de escolas particulares e públicas tem sua formatura marcada para este sábado (02/12), às 10h, no Espaço Fábrica São Luiz.