Dois Pontos: prefeito Herculano Passos faz balanço do 1º ano de gestão

O prefeito Herculano Passos (Republicanos) reuniu secretários, diretores, servidores comissionados e imprensa na tarde da última quinta-feira (18) para apresentar um balanço de seu primeiro ano de gestão. Os destaques foram obras que ainda serão entregues, como a barragem do Piraí e o Hospital Amaral Carvalho, e a distribuição gratuita dos kits de material escolar e uniforme na rede pública de ensino. O chefe do Executivo justificou o ano difícil por conta da situação financeira do município, mas frisou que em 2026 deve obter mais recursos para investimentos, afirmando que vai cumprir tudo o que prometeu no plano de governo. Herculano destacou o trabalho da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rita Passos, que é pré-candidata a deputada estadual. Outro ponto de destaque dito pelo prefeito ituano é que a cidade deve receber projetos maiores que o Cacau Park, mas que ainda são sigilosos. Pediu apoio e união dos funcionários – “sozinho eu não faço nada”, declarou – e agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores, aproveitando para “cutucar” os opositores. No geral, foi uma apresentação protocolar do que o governo conseguiu entregar no primeiro ano, sem grandes promessas para o próximo ano além do que já foi aventado por Herculano anteriormente.

EMPREGO: Outro ponto da apresentação que chamou a atenção foi quando o prefeito destacou a geração de emprego na cidade. “Em Itu só não trabalha quem não quer, tem emprego sobrando”, disse o chefe do Executivo. Herculano ainda disse que muitas pessoas o procuram pedindo emprego, mas querendo vaga comissionada na Prefeitura, e não na iniciativa privada.

CANDIDATOS: Mais dois nomes de Itu surgiram na disputa das eleições de 2026. O ex-diretor de Serviços Funerários de Itu, Edmilson Martins, se lançou pré-candidato a deputado estadual pelo PDT, legenda em que ele é presidente do diretório municipal. Ele deverá ter apoio do ex-prefeito Guilherme Gazzola (PP). Os dois, inclusive, se encontraram nesta semana e publicaram uma foto nas redes sociais.

CANDIDATOS II: Outro nome que surgiu foi de Derek Canarin, que anunciou a pré-candidatura a deputado federal pelo Missão – sigla que surgiu recentemente e foi criada por militantes do MBL (Movimento Brasil Livre). Derek, que foi candidato a vereador no último pleito em Itu pelo União Brasil, tem se destacado nas redes sociais com vídeos em que faz denúncias a respeito do Executivo e do Legislativo municipal.

MAIS NOMES: Outros nomes podem surgir até a definição das candidaturas. Vereador mais votado em Itu nas últimas eleições, Moacir Cova (Podemos) pode tentar novamente se lançar candidato a deputado (ainda não se sabe se a estadual ou federal). Outros nomes ligados ao grupo do ex-prefeito Guilherme Gazzola também são citados nos bastidores.

CADEIRA: Na última quinta-feira (18), com cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por faltas, o deputado federal Missionário José Olímpio (PL-SP) assumiu, de forma definitiva, uma cadeira na Câmara dos Deputados. O parlamentar ituano já ocupa a vaga do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desde março, quando Eduardo pediu licença do mandato e foi para os EUA.

CADEIRA II: Nas redes sociais, o deputado estadual Rodrigo Moraes (PL), filho de Olímpio, postou sobre o fato. “Tenho certeza de que sua atuação será marcada, como sempre foi, pela seriedade, pelo compromisso com o estado de São Paulo e pela continuidade de um trabalho firme em defesa da liberdade e dos valores cristãos. Desejo muito sucesso nessa nova etapa, com diálogo, responsabilidade e total dedicação ao interesse público”, escreveu.

VOTOS: Com a cassação de Eduardo Bolsonaro, fica a expectativa de quem irá herdar seus 741.701 votos obtidos nas eleições de 2022. Em Itu, o agora ex-parlamentar conquistou 3.387 votos, que podem migrar para candidatos com o perfil ideológico bolsonarista. Carla Zambelli (PL), que renunciou ao cargo, teve 3.789 votos em Itu, que também entrarão em disputa em 2026.

CÁLCULO: Esse eleitorado de direita ficou órfão de candidatos mais alinhados ao bolsonarismo, agora fica a dúvida se eles escolherão nomes de Itu ou de fora da cidade. Caso optem por políticos locais, o deputado José Olímpio pode ser beneficiado com esses votos, somados aos 4.389 que recebeu em 2022. Caso contrário, poderemos ter um candidato a deputado federal mais votado sem ligações com a cidade.

FUXISCÓPIO
A disputa a deputado estadual também deve ser quente, já que Rodrigo Moraes e Rita Passos devem medir forças no pleito. Um lado não quer ter menos votos que o outro, já pensando nas eleições municipais de 2028. Aguardemos!