Dois Pontos | Prefeitura reforça importância de completar esquema vacinal contra a dengu

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou nesta semana a importância de completar o esquema vacinal contra a dengue. Pais e responsáveis por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que já receberam a primeira dose da vacina devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) correspondente para a aplicação da segunda dose, respeitando o intervalo de três meses entre as aplicações. A vacinação em Itu acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com exceção da UBS 02 (Jardim União) e da UBS 05 (Rancho Grande), que funcionam em horário estendido, das 8h às 19h. Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Itu recebeu um número limitado de primeiras doses da vacina contra a dengue e, por isso, a aplicação segue no público-alvo enquanto houver disponibilidade. Segundo o Ministério da Saúde do Governo Federal, a faixa etária de 10 a 14 anos é a que apresenta mais hospitalizações por dengue, ficando atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacinação ainda não foi liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em 2025, até quinta-feira (22), a cidade de Itu já registrou 5.461 casos da doença, com sete mortes confirmadas e dois óbitos em investigação.

MAIS DADOS: Em Itu, a faixa etária contemplada pela vacina é apenas a quinta com maior número de casos, com 245 infectados por dengue. A principal é a faixa etária de 40 a 59 anos, 1.661 casos, seguida pela faixa de 20 a 39 anos, com 1.539. O bairro com maior registro de dengue é o Cidade Nova, com 803 casos. O Boletim Epidemiológico de Arboviroses da Prefeitura ainda registra dois casos importados de chikungunya, outra doença transmitida pelo Aedes aegypti.

REBORN: Aproveitando a onda dos “bebês reborn”, alguns políticos da cidade postaram vídeos e fotos geradas por inteligência artificial que simulam suas versões infantis. O prefeito Herculano Passos (Republicanos) foi um deles. Na gravação, reitera a promessa de entregar o kit escolar na rede municipal de ensino. Moacir Cova (Podemos) e Rebert do Gás (União) também postaram.

RECEITA: Até ontem (23) às 8h, 35.519 contribuintes de Itu já haviam enviado suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 à Receita Federal. Desse montante, 40,9% foram declarações pré-preenchidas. No ano passado, 49.953 declarações foram feitas pelos ituanos dentro do prazo estipulado. Neste ano, o prazo termina no dia 30 de maio. Os contribuintes que atrasarem estão sujeitos a multa.

RECLAMAÇÕES: As tragédias rodoviárias desta semana em Itu reacenderam reclamações dos ituanos. Na SP-079, onde uma mulher que estava em uma moto morreu após um acidente envolvendo um ônibus, há relatos de falta de iluminação e fiscalização. Já na SP-300, onde um pedestre morreu atropelado, moradores de bairros próximos reclamam da falta de lombadas na marginal.

ARQUIVADO: A investigação sobre as mortes de Antony Juan Nascimento Lisboa, de 16 anos, e Rian Gustavo Alves de Campos, 23, por policiais civis de Itu foi arquivada. Para o Ministério Público (MP-SP), não havia no inquérito elementos suficientes que apontem a ocorrência de crime e eles foram mortos sob a “excludente de ilicitude” da legítima defesa. A decisão foi confirmada pelo juiz Hélio Villaça Furukawa no último dia 15. As informações são da “Ponte Jornalismo”.

DISPUTA: A apresentadora Ana Hickmann negou que a Justiça tenha autorizado o leilão de sua mansão de Itu a pedido de Alexandre Correa, seu ex-marido. “O que existe é um acordo duvidoso e genérico, sem qualquer individualização ou discriminação de qualquer imóvel”, alega a defesa da apresentadora, após informação divulgada pela colunista Fábia Oliveira, do “Metrópoles”.

FEBRE: O filme “Lilo & Stitch” invadiu o Cine Araújo do Plaza Shopping Itu, chegando a ter onze sessões por dia. Na estreia, quinta-feira (22), as salas estavam abarrotadas, com muitos fãs vestindo roupas estampadas com os personagens da Disney. Baldes de pipoca no formato do alien Stitch estavam sendo comercializados por R$ 102 (combo com refrigerantes). Uma verdadeira febre.

VISITA: O artista urbano Guilherme Kramer visitou a redação do JP na tarde de segunda-feira (19). Na oportunidade, ele comentou sobre o movimento em seu ateliê no Centro Cultural Fábrica São Pedro e a respeito de seu novo trabalho, que será o maior: um mural na fábrica da empresa Monin, em Itu, com o tema “A jornada da linha”. “Uma alquimia sinestésica pelos sentidos e misturas do universo da coquetelaria”, resume ele.

FUXISCÓPIO:
Sem registro de chuvas consistentes há dias, Itu já começa a acender o sinal de alerta para o período de estiagem. Isso significa maior incidência de queimadas e possibilidade de desabastecimento. Alguns bairros já começam a relatar falta d’água…


Dois Pontos Especial Câmara

PEDIDO: O presidente da Câmara de Vereadores, Neto Beluci (Republicanos), pediu ao líder do prefeito, Thiago Gonçales (PL), que a seja enviado ao Legislativo o cronograma de ações de tapa-buraco e cata-treco promovidas pela Prefeitura. Segundo ele, sabendo a programação de operações, os vereadores não vão “perder tempo” com algumas indicações.

AUDIÊNCIAS: Após o “puxão de orelha” do vereador Eduardo Ortiz (MDB) durante a audiência pública da LDO 2026, a Câmara incrementou a publicização das próximas audiências. Foram feitas divulgações na internet e com banners. Ortiz parabenizou, mas pediu que os horários das audiências futuras sejam modificados para que a população possa participar.

APROVADOS: Durante a sessão ordinária, foram aprovados três projetos de denominação de vias públicas, sendo um de autoria de Dr. José Galvão (PL) e dois de Donizetti André (PP). Os projetos aprovados em 2ª discussão seguem para sanção do Executivo Municipal, já os aprovados em 1ª discussão seguem para nova discussão na 16ª Sessão Ordinária, a realizar-se na próxima terça-feira (27).

ERRANTE: Balbina de Paula (PP) retirou a emenda que mudava o termo “abandonado” por “errante” no projeto que cria o programa “Ração Solidária”. Com isso, os vereadores foram unânimes na aprovação em 2ª discussão e elogiaram novamente a proposta – e a atitude de retirar a emenda. Porém, Balbina defendeu o uso da palavra “errante”, discordando das pessoas que não aceitaram o termo. “Eu só tirei do projeto preocupada dele não passar”, afirmou.

ERRANTE II: Patrícia da ASPA (PSD) pediu aparte na fala de Balbina, que não concedeu por ter terminado o discurso. Em justificativa de voto, porém, Patrícia foi enfática em criticar o uso do termo “errante” e frisou que ela e a vereadora Ana D’Elboux (Republicanos) têm expertise no assunto por conta de seus anos como protetora dos animais. “Vamos encerrar esse assunto que já deu”, respondeu Balbina.

FAST-TRACK: Os vereadores da base aplaudiram a implantação do “fast-track”, novo modelo de atendimento na UPA Nossa Senhora Aparecida. Frisaram principalmente o trabalho realizado pelo secretário municipal de Saúde, Tiago Texera, pensado para reduzir as filas no atendimento durante o período de aumento de casos de doenças respiratórias, como a gripe. Até Moacir Cova (Podemos) destacou a melhora.

VÍDEO: A vereadora Patrícia da ASPA rebateu um vídeo postado pelo vereador Moacir Cova em sua rede social, em que ele denuncia um suposto descarte irregular de esgoto na estação elevatória da CIS localizada na Estrada do Canguiri. Segundo ela, que não chegou a citar o nome de Cova, a afirmação é falsa e coloca. “O Executivo está trabalhando muito pelo nosso município”, disse.

ATRITO: Patrícia ainda criticou o uso por Moacir Cova da expressão “passado obscuro” em relação ao prefeito Herculano. “Acho que a pessoa tem que ter um passado muito leve para apontar o dedo na cara das pessoas”, disse, recordando o protesto contra Cova realizado neste ano por mães de jovens mortos em operações policiais. 

ATRITO II: Cova frisou que o processo contra ele foi arquivado, com Patrícia rebatendo novamente. “Não tirando o mérito de ninguém, mas somente Deus tem o poder de tirar a vida”, argumentou. Nos bastidores, muitos destacam a postura mais combativa adotada pela vereadora neste ano, não fugindo de temas espinhosos e se posicionando.

REBORN: Vários vereadores destacaram a realização de uma palestra sobre adoção, que aconteceu em Itu na última quarta-feira (21). Balbina de Paula aproveitou para destacar a “polêmica” nas redes sociais dos bebês reborn, citando supostos casos de mulheres que levaram os bonecos hiper realistas ao médico. Em aparte, Thiago Gonçales destacou que alguns casos são apenas brincadeiras.