Editorial: Depende também de nós
Segunda-feira começa uma nova etapa na história de Itu. Pela primeira vez, desde que a memória deste jornal, em 51 anos se lembra, a cidade terá um Prefeito verdadeiramente independente. Em 1965, o Prefeito era João Machado, que se elegeu com apoio de Galileu Bicudo; em 1972 foi eleito Lázaro Piunti, também com apoio de Galileu Bicudo; em 1976, foi eleito Olavo Volpato, também apoiado por Galileu Bicudo; em 1988 o eleito foi Sérgio Prévidi com ajuda de Lázaro Piunti; em 1996, Sérgio Prévidi apontou Leonel Salvador que acabou eleito; em 2004, elegeu-se Prefeito Herculano Passos com grande ajuda do cidadão Oliveira Júnior; o atual Prefeito, cujo mandato se encerra na manhã deste domingo, foi eleito com apoio de Herculano Passos. Convém lembrar que, mesmo antes do “Periscópio”, Galileu Bicudo havia sido eleito pela primeira vez com as bênçãos do Doutor Felipe Nagib Chebel…
Tudo isso para mostrar que os eleitos sempre ficaram devendo algo para quem os elegeram pela primeira vez.
Com Itu, agora está sendo diferente, talvez pela primeira vez na história. Levado à vitória para surpresa de muitos, o novo Prefeito que assume na manhã deste domingo, teve a seu lado um grupo pequeno, mas formado por pessoas valorosas, nenhum cacique político e, principalmente em razão disso, terá independência não ficando de rabo preso com quem quer que seja. Nem por isso, o novo Prefeito Guilherme Gazzola vai dispensar, agora sim, do apoio mais importante: o do povo ituano. Se possível, de toda a população. Sim, porque ninguém ignora as batalhas que terá a enfrentar nos próximos 4 anos.
Ele pode ter a vantagem da independência política, mas assume em momento delicado e tormentoso do país, do Estado e, por conseguinte, do próprio município. Certamente terá que tomar medidas urgentes e até impopulares para conseguir governar. Quem conhece a história política de Gazzola sabe que ele nunca hesitou em enfrentar situações adversas. Mesmo assim, o apoio popular será bem-vindo, senão indispensável. De que forma?
Primeiramente, que a população de Itu seja solidária com a própria cidade dando a ela a preferência que nem sempre é oferecida. Que o comércio ituano seja mais prestigiado que o das grandes cidades que nos cercam. Que se faça a opção por tudo que seja de Itu. Por exemplo, o shopping local que, inclusive é um dos melhores da região; que todas as lojas de material de construção ituanas sejam as preferidas, ainda mais agora que o Governo Federal vai retomar os financiamentos; quem pensa em adquirir algum imóvel que seja em Itu, e aproveitando o momento favorável, mais para compradores do que para vendedores; Itu tem concessionárias de veículos das mais variadas marcas e, então, cada exemplar adquirido em outro município não beneficia esta cidade; se forem enumerados aqui outros itens desta questão, não haverá espaço para tantos. Mas, fica aqui mais um: Itu tem os melhores restaurantes da região e todos eles haverão de prestigiar, oferecendo sempre os produtos da Brasil Kirin, principalmente as cervejas Devassa, Eisenbahn e Baden Baden (a melhor do mundo, oficialmente).
Em resumo, cada vez que o cidadão comprar em Itu, estará participando da campanha anti-crise e colaborando com os cofres municipais. Principalmente se todos pagarmos os impostos municipais em dia!
Feliz 2017 para governantes e governados.