Educação: novas formas de ver o mundo

A alfabetização, a pedagogia e as habilidades de estudo são fundamentais para as relações comunicativas

Que a educação é a principal ferramenta de desenvolvimento humano por conta do processo de aprendizagem, da percepção de novos conceitos e do contato com aspectos emocionais e sociais, ninguém pode negar. E para ter acesso a todos esses elementos, a alfabetização é o primeiro passo.

Por isso, no dia 8 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura), no ano de 1967, com o objetivo de discutir questões relacionadas com a alfabetização em todo o mundo, bem como estimulá-la em vários países.

No processo educacional, existe a alfabetização e o letramento, componentes que estão ligados um ao outro, mas que não são sinônimos. Segundo especialistas, alfabetizar tem o significado de orientar para o domínio da tecnologia da escrita, já letrar significa levar o indivíduo ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Tudo isso levando em conta que o ensino da linguagem deve ser direcionado a três fundamentos básicos: a leitura, a compreensão e a produção em uma relação de contexto social.

Todos esses elementos nos permitem obter novas maneiras de ver e viver o mundo. Sabendo ler, escrever e principalmente compreender, podemos ser mais críticos em relação às situações do dia-a-dia, diminuindo as injustiças sociais, tomando decisões de forma consciente e podendo ser mais abertos para escutar as opiniões das outras pessoas, conhecer novas culturas e diferentes modos de viver.

 

A importância da pedagogia

A alfabetização caminha junto com a pedagogia. Estas são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional de cada pessoa. O profissional desta área trabalha diretamente com as ferramentas de linguagem e ainda auxilia na aprendizagem das mesmas.

Desde cedo, as crianças são matriculadas em escolas para que estas aprendam o básico da comunicação: ler e escrever. A alfabetização das crianças começa bem cedo, quando estas têm, aproximadamente, quatro anos de idade, nas escolas de pré-fase.

Cada profissional pedagógico se especializa em uma área (maternal, pré-fase, escola, faculdade…) e estes são de suma importância para o aprendizado da linguagem.

Os pais devem ter ciência de que os filhos precisam estudar e aprender a se comunicar, para que estes possam se relacionar com facilidade e com bagagem cultura.

 

Quando a alfabetização é exigida

Diversos concursos públicos ou processos seletivos exigem do candidato as habilidades de leitura, escrita e compreensão de texto. Muitas pessoas perdem oportunidades de estudo e emprego quando não desenvolvem corretamente estas habilidades, e por isso o ensino deve ser feito por profissionais qualificados.

As escolas de ensino fundamental a ensino médio dão todo o suporte para os alunos, a fim de torná-los adultos capazes de alcançar sonhos e adquirir conhecimento. A coordenadora do Ensino Infantil do Colégio Integrado Monteiro Lobato, Renata Ming, afirma que “o valor principal no processo de alfabetização é envolver a criança no mundo da escrita e da leitura com atividades que tenham significado, considerando o contexto social do aluno e o conhecimento que ele já possui sobre a leitura”.

Alguns conceitos, como respeito, confiança, lealdade e força de vontade, são reforçados nas escolas para criar, além de profissionais adeptos ao mercado de trabalho, seres humanos dignos. “A alfabetização é importante para que a criança seja inserida no contexto cultural da sociedade. A escrita e a leitura são fundamentais ferramentas para que o indivíduo construa o seu conhecimento e aprenda a exercer a sua cidadania”, ressalta Renata.

 

Dicas de estudo

Que atire a primeira pedra quem nunca sofreu como dificuldades de estudo. Este é importante e deve ser feito de maneira prazerosa e nada maçante. Caso contrário, não oferecerá nenhum benefício ao indivíduo.

Para que essa hora não seja tão tediosa e difícil, confira algumas dicas simples que ajudam na hora de captar o conhecimento:

  • Estude de pouco em pouco: não adianta estudar quatro horas seguidas. Além de exaustivo, você não conseguirá absorver nada do conhecimento. Estude em períodos menores;
  • Destaque o que achar importante: essa é dica é válida para qualquer estudo. Sublinhe ou grife o que achar interessante. Procure sempre por palavras-chave;
  • Descanse: tire pequenos descansos entre seus períodos de estudo;
  • Se alimente bem e se hidrate: durante os estudos, se mantenha hidratado (a), e lembre-se sempre de fazer os lanchinhos entre os intervalos de estudo. Barriga vazia, mente improdutiva!