Eleições OAB-Itu 2024: conheça as chapas candidatas à nova diretoria 2025-2027
Nesta quinta-feira (21) serão realizadas as eleições para a 53ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Itu e a seccional de São Paulo. Na cidade, duas chapas estão concorrendo: a Chapa 1 é encabeçada pela Dra. Lia Poiani e a Chapa 2, pelo Dr. Rodrigo Tarossi. Quem assumir, terá um mandato de três anos, iniciando em 1° de janeiro de 2025, com encerramento em 31 de dezembro de 2027.
Conforme provimento da OAB, os candidatos à diretoria da subseção e seccional devem obrigatoriamente serem inscritos nos quadros da ordem por mais de cinco anos, estar quites com sua anuidade e não possuir nenhuma condenação perante Tribunal de Ética da Advocacia.
Em Itu, 1.201 advogados estão inscritos para a votação. Assim como os requisitos para concorrer ao pleito, para votar os advogados devem estar quites com sua anuidade.
O Periscópio conversou com o atual presidente da OAB-Itu, Dr. André Sbrissa, que comentou sobre o funcionamento da eleição. “Após o encerramento do horário de eleição, é computado os votos e divulgado o resultado, que geralmente ocorre no mesmo dia. Com o sistema de voto eletrônico, acredito que será questão de minutos”, afirma ele.
Dr. André faz ainda um balanço de sua administração que se encerra no dia 31 de dezembro, “Inicialmente cumpro com meu compromisso de ser contra a reeleição. Conseguimos avançar na aproximação da sociedade com projetos importantes, como por exemplo GAAI, MATHERNA e valorização dos idosos, dentre outros, fruto da liberdade às comissões para trabalharem e implantarem seus projetos.”
“Trouxemos cursos e palestras de todas as áreas do direito, incluindo Pós-graduação presencial, sendo que a OAB-Itu obteve autorização para iniciar mais duas pós-graduações (Processo Civil e Penal), bem como iniciamos o procedimento para habilitação da subseção para ser reconhecida como Instituição Formadora do TJSP, podendo realizar custos de formação de conciliadores, por exemplo”, acrescenta o presidente.
Dr. Sbrissa ainda destaca: “Conseguimos a doação de terreno para construção de sede própria, bem como o deferimento da instalação da 2ª vara do trabalho em Itu, ambos aguardando dotação orçamentária. Fomos intransigentes na defesa das prerrogativas dos advogados, bem como fizemos eventos exclusivos à advocacia buscando a união da classe”, finaliza ele, que apoia a Chapa 1.
Candidatos
O JP também conversou com os candidatos à presidência. À reportagem, Dra. Lia Poiani, que encabela a Chapa 1 – Pertencimento e Valorização, que é composta ainda por Josini Perazoli (Vice-Presidente), Vanessa Sandy (Secretária Geral), Claudio Soares (Secretário Adjunto) e Francisco Cardoso (Tesoureiro), comentou: “Nossa missão é unir forças, fortalecer carreiras, ser voz, pertencimento. Queremos acolher os jovens advogados e valorizar os mais experientes, com propósito de integrar a classe e defender nossas prerrogativas”.
“Nossos compromissos: garantir a dignidade da profissão; promover aprimoramento contínuo de habilidades, conhecimentos e atitudes para evolução do profissional; apoiar projetos que fomentem cidadania e responsabilidade social; e criar espaços de troca de experiências para diálogo aberto e construtivo entre gerações. Contamos com o apoio de todos os advogados de Itu para construir uma entidade coesa e respeitada, onde o pertencimento e valorização sejam prática cotidiana”, complementa.
Encabeçando a Chapa 2 – Advocacia Protagonista, Dr. Rodrigo Tarossi, que já presidiu a OAB-Itu entre 2019 e 2021, comentou: “Encaro este momento eleitoral como uma oportunidade de resgatar o protagonismo da advocacia, o que me motiva profundamente, especialmente diante da recepção calorosa e dos apoios que recebemos ao longo desses quase 45 dias de campanha.”
“Nossa confiança na proposta é imensa, pois ela está firmemente sustentada por esse expressivo apoio vindo de advogados de todas as gerações e áreas de atuação: do jovem advogado aos mais experientes, passando por professores e grandes nomes de nossa advocacia. Essa diversidade fortalece nosso movimento e reafirma que nossa visão representa, de fato, toda a advocacia”, acrescenta o candidato.
“Nossa proposta é implantar uma filosofia de gestão que já aplicamos quando presidimos a subseção, fundamentada na representatividade, na coletividade, na dedicação e na experiência. Essa visão de mudança inicia-se na estrutura prevista e se expande por todas as plataformas de gestão – institucional, de capacitação, de integração, social e de comunicação – aspectos que foram cuidadosamente detalhados no planejamento apresentado durante a campanha”, acrescenta Dr. Tarossi.
“Entre nossos compromissos, destaco a criação da Academia da Advocacia, um espaço permanente para o aprimoramento profissional; o estabelecimento de um calendário anual de capacitação, eventos sociais e integração; a modernização do atendimento da AJG; o projeto de uma sede própria para a subseção e a ampliação dos canais de comunicação com a advocacia e a sociedade”, explana Dr. Rodrigo.
“Acreditamos que a advocacia de Itu merece uma experiência de gestão, composta por nomes que efetivamente representam uma classe junto às instituições, especialmente no Judiciário, onde enfrentamos nossas maiores demandas. Por fim, expresso minha profunda gratidão a todos que estão conosco nessa jornada, especialmente aos meus amigos da Chapa 2 – Dr. Manoel, Dr. Débora, Dr. Tiago e Dra. Renata – que compartilham o compromisso de construir uma OAB representativa e uma Advocacia Protagonista”, encerra Dr. Tarossi.