Em dois dias, mais de 2,4 toneladas de recicláveis são recolhidas

Coleta seletiva começou na segunda-feira; Rotary Itu Convenção doa equipamentos para o refeitório do Centro de Triagem 

coleta-pira

Desde a última segunda-feira (24) os moradores da região do Pirapitingui passaram a contar com a coleta seletiva na porta de suas casas. Somente nos dois primeiros dias de trabalho foram recolhidas mais de 2,4 toneladas de materiais recicláveis. O trabalho é realizado pelos cooperados do Centro de Triagem de Recicláveis da região do Pirapitingui, que será inaugurado no próximo dia 9 de novembro e atenderá 13 bairros da região.

Com isso, Itu completa 100% de coleta seletiva em sua área urbana. A meta inicial de recolhimento é de cinco toneladas/dia, podendo ser expandida para até 15 toneladas/dia. “Acreditamos que nas próximas semanas aconteça um aumento de 40% a 50% no material recolhido”, comenta José Soares da Silva, diretor financeiro da Comarei. Na área central, Itu já conta com grande adesão à coleta, recolhendo por volta de 300 toneladas por mês de material reciclável.

 

Apoio do Rotary

Com o apoio do Rotary Itu Convenção o Centro de Triagem da região do Pirapitingui conquistou os móveis do refeitório. Foram doados um fogão, uma geladeira, mesas, marmiteiro, bebedouro e lixeiras.

A entrega simbólica aconteceu ontem (26), no gabinete do prefeito Antonio Tuíze, e contou com representantes do Rotary Itu Convenção, da Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu) e da secretária municipal de Meio Ambiente, Patricia Otero.

“É muito gratificante sabermos que instituições como o Rotary reconheceram a importância do Centro de Triagem para a cidade alcançar a meta de recolhimento de material reciclado”, comenta Tuíze.

 

Conscientização

Para que a recém implantada coleta seletiva funcione, desde o início de outubro os moradores do bairro estão sendo conscientizados para que façam a separação correta do lixo produzido. Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itu e cooperados da Comarei visitaram as casas do bairro entregando folhetos explicativos sobre a separação adequada do lixo e os dias de coleta de cada bairro.

Os alunos das escolas municipais e estaduais também foram orientados e levaram para casa, além de folhetos explicativos, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Na região do Pirapitingui a coleta acontecerá da seguinte forma: Segunda-feira: Cidade Nova; Terça-feira: City Castelo, Portal do Éden e Village Castelo; Quarta-feira: Jardim União, Vila Martins, Vila Vivenda, Alpes I e II; Quinta-feira: Jardim Europa e Novo Mundo; Sexta-feira: Vila da Paz, Chácaras Carolina e Hospital do Pirapitingui.