Em Itu, mais de 2 mil pessoas estão inscritas para o Enem 2024

Neste domingo (02) acontece o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. São pouco mais de 5 milhões de pessoas inscritas para a realização da prova em todo o Brasil. Em Itu, estão inscritas 2.282 pessoas para o exame. Assim como nos últimos anos, na cidade o local de prova é o Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio).

Neste primeiro dia do exame serão aplicadas 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e a redação. Já no dia 10 de novembro, serão aplicadas 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza.

Neste primeiro dia, os candidatos têm 5h30 para responder às questões e fazer a redação. No segundo, a duração é de 5 horas. Lembrando que os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com a prova tendo início às 13h30 com o horário limite para o término no primeiro dia às 19h, enquanto no dia 10 será às 18h30 (horário de Brasília).

Os participantes do Enem 2024 devem levar ao local de prova indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição um documento válido com foto para identificação – impressos ou digitais, emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).  

Os documentos podem ser apresentados no formato digital no próprio celular do candidato pelo aplicativo oficial do documento, como Carteira de Identidade Nacional (CIN), RG digital; o e-Título, que é a via digital do título eleitoral; a CNH digital – versão digital da Carteira Nacional de Habilitação; ou no app Gov.br, na sessão Meus Documentos.

Se for apresentada a versão digital, o candidato deve verificar com antecedência se o aplicativo está atualizado e funcionando corretamente para evitar contratempos nos dias das provas. Sem documento de identificação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que o participante não poderá permanecer no local de aplicação das provas.

Situações

Em caso de perda ou extravio de documentos físicos, o boletim de ocorrência (B.O.) expedido por órgão policial não será mais aceito, diferentemente de edições anteriores, com o objetivo de garantir mais segurança ao exame. Nessas situações, será necessário apresentar uma versão digital dos documentos aceitos ou de outro documento de identidade com foto válido.

Cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, fotos de documentos digitais apresentadas fora de seus aplicativos oficiais ou que não tenham foto não serão aceitos pelo fiscal de sala.

De acordo com o edital do Enem 2024, o participante que apresentar a via original do documento oficial de identificação danificada, ilegível, com fisionomia diferente que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá prestar as provas, desde que se submeta à identificação especial.

Nessa situação, um colaborador contratado para trabalhar no dia da aplicação da prova do Enem deverá fazer a coleta de informações pessoais e a captura de foto da face do participante e do documento de identificação apresentado, nas dependências físicas onde será realizado o exame.

Em caso de o participante usar máscara de proteção à doença infectocontagiosa, será necessária a retirada do item do rosto para identificação. Com informações da Agência Brasil.

É preciso se atentar aos itens obrigatórios e proibidos para não ter “surpresas desagradáveis” nos dias de exame. Os itens obrigatórios são os seguintes:  caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; documento de identificação válido, físico ou digital; declaração de comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).

Já os itens recomendados são: cartão de confirmação de inscrição; alimentos, bebidas e água (em embalagens lacradas ou recipientes transparentes).

Atenção para os itens proibidos: bebida alcoólica; materiais escolares que não sejam caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; livros, manuais, impressos, anotações; equipamentos eletrônicos; acessórios (óculos escuro, boné, gorro, tiara, entre outros); relógio de qualquer tipo; fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *