Em Itu, Olimpíadas do Exército reuniram atletas de diversas regiões do país


Itu foi uma das sedes das Olimpíadas do Exército Brasileiro, realizadas entre os dias 09 e 16 de julho. A cidade recebeu cerca de 180 militares de diversas regiões do país, que disputaram competições de orientação e basquete. No total, as Olimpíadas movimentaram aproximadamente mil atletas militares de todo o país para a disputa de 13 modalidade e teve também como sede as cidades de Campinas, Pirassununga, Osasco e São Paulo.

Em Itu, o destaque ficou para a atuação de atletas profissionais como o sargento Alexandre Paranhos Lima, que joga pela seleção de basquete da FAB (Força Aérea Brasileira) e no Corinthians. “Para nós é muito importante estar aqui. Sou atleta do Corinthians e estou me transferindo para o Minas Tênis. Tem que estar sempre trabalhando firme para representar bem o Brasil nas competições”, diz o sargento.

Entre um jogo e outro, Lima comentou sobre a rotina que leva atuando profissionalmente como atleta e militar. “Temos todas as funções e demandas que um militar tem, só que fora daqui. Somos atletas de alto nível, então temos que se cuidar, tem toda uma rotina que a gente faz de preparação física e nutricional para as competições”, conclui. O grande campeão dos jogos de basquetes disputados em Itu foi o Comando Militar do Sul, seguido pelo Comando Militar do Planalto e pelo Comando Militar da Amazônia.

Porém, um dos principais objetivos das Olimpíadas do Exército é fortalecer a amizade entre os militares. “O Exército Brasileiro sempre deu muito valor ao esporte, porque é a imitação do combate, desenvolve uma infinidade de atributos da área afetiva como camaradagem, companheirismo, dedicação, pontualidade e mais uma série de outros atributos”, explica o coronel da reserva Rubens Alberto Rodrigues Januário.

O tenente e treinador da equipe de basquete do Comando Sul, Roderlei Argemiro da Rosa Marques, reforça o conceito de congraçamento entre os militares durante o evento. “Tivemos contato com as equipes de outros comandos, conversamos bastante, fizemos amizades, foi uma boa interação. Esse é o espírito da competição militar, trazer esse congraçamento entre todos os militares do exército brasileiro, de norte a sul. Isso é importante para a vida do militar”, conclui.

Na competição de Orientação, cujo objetivo é encontrar pontos marcados em mapa no menor tempo possível, o destaque ficou para a cidade. “A cidade de Itu é maravilhosa. O Parque do Varvito e a área de campo com pedras onde foi realizada a competição são extremamente fantásticos”, afirmou o capitão Mário Sérgio Villela Machado, chefe da equipe de orientação do Comando do Nordeste. Segundo ele, a cidade foi excelente para realizar o campeonato. “Agradeço todo o povo ituano pelo apoio”, finalizou.

Na competição de Orientação, o Comando Militar do Norte faturou o primeiro lugar, deixando o segundo com o Comando Militar da Amazônia e o terceiro lugar com o Comando Militar do Leste. Por conta da pandemia, as edições de 2020 e 2021 não foram realizadas e, para a edição desse ano, o exército resolveu aumentar as modalidades de 8 para 13. Atletismo, karatê, natação, pentatlo militar, voleibol, judô, hipismo, tiro, futebol de campo, escalada e tiro com arco paraolímpico foram disputados nas outras cidades-sede.

Edição: Felipe Sinhá | Texto e Reportagem: Rafael Florentin, Rafaela Maciel e Sandro Rodrigues