Em Itu, tudo pronto para o segundo turno das eleições

As urnas já passaram pelo procedimento de atualização para o segundo turno, e serão encaminhadas neste sábado para os locais de votação (Foto: Daniel Nápoli)

Às vésperas do segundo turno da eleição para o Governo do Estado e a Presidência da República, o Periscópio conversou novamente com a juíza Dra. Andrea Ribeiro Borges, responsável pela 59ª zona eleitoral (que engloba as cidades de Itu e Cabreúva). À reportagem, a juíza comenta como está a preparação para este segundo turno, quando mais de 126 mil ituanos irão novamente às urnas.

“Está tudo praticamente pronto para o segundo turno. As urnas já foram preparadas, ou seja, passaram pelo procedimento de atualização para o segundo turno, e serão encaminhadas no sábado para os locais de votação. Os materiais necessários à sinalização dos locais de votação já foram entregues nas escolas”, diz Dra. Andrea.

A juíza acrescenta que os mesários receberam as instruções para a realização do primeiro turno, que permanecem válidas para este segundo turno. “Os procedimentos adotados em relação à segurança pública durante a realização do primeiro turno serão mantidos para o domingo da eleição”, destaca.

Questionada sobre o esquema de segurança para domingo (30), Dra. Andrea explica que o assunto é tratado em uma reunião com as forças de segurança no mês de setembro, oportunidade em que são tratadas as estratégias para o primeiro e segundo turnos da eleição.

“Assim, há policiamento próximo a todos os locais de votação realizado pela Polícia Militar, plantão nas delegacias de polícia realizados pelos Delegados de Polícia Civil, além da colaboração da Guarda Civil Municipal no patrulhamento ostensivo, entre outras medidas”, prossegue a juíza.

A respeito da biometria e das longas filas registradas nas escolas durante o primeiro turno, Dra. Andrea acredita que, para este domingo, haverá mais agilidade. “Principalmente pelo fato de que teremos apenas dois candidatos. A votação em si é mais rápida, considerando que no primeiro turno foram cinco candidatos a serem escolhidos pelo eleitor. Além do mais, os mesários já tiveram no primeiro turno a experiência com a votação utilizando a biometria, o que facilitará para este segundo turno”.

Em diversos pontos do Brasil foram registrados casos de assédio eleitoral. A reportagem questionou a juíza a respeito de possíveis casos em Itu, com a autoridade respondendo que “não houve relato à Justiça Eleitoral de situações em que houvesse envolvimento de violência por questões eleitorais, ou por assédio eleitoral.”

Já sobre a previsão para a finalização da soma de votos, Dra. Andréa explica que “a divulgação dos resultados depende primeiro do envio dos boletins de urna pelo Cartório Eleitoral e da apuração da eleição, que é feita pelo Tribunal Superior Eleitoral. A expectativa é de que tenhamos concluído o envio dos mencionados boletins por volta de 20h do domingo e a divulgação dos resultados por volta de 21h, aproximadamente”.

A juíza aproveita para deixar uma mensagem à população.“Votar é importantíssimo. É preciso participar da escolha de nossos governantes, de forma consciente e responsável. A proposta política de cada candidato vai indicar os rumos que o Estado e o país vão tomar nos próximos anos nos mais diversos setores, influenciando diretamente na vida de cada cidadão. Votar hoje é optar pelo futuro que queremos para nós, para nossa família, para nossa sociedade, para nosso país”.

“Se o candidato de sua preferência não foi para o segundo turno de eleições, mesmo assim é importante votar, porque um entre os candidatos mais votados para governador e presidente vai governar o Estado de São Paulo e o país. Decida qual candidato mais se aproxima dos seus valores e ideais e lute por seus direitos através do voto”, encerra a juíza.

Expectativa

O JP conversou também com pessoas que militam em Itu nas chamadas “direita” e “esquerda”, para uma análise da campanha e a expectativa para domingo.

Representante do “movimento da família conservadora e de patriotas” de Itu, João Carlos Pestana Ramos, comentou. “Imaginávamos nós, conservadores de Itu, que as coisas seriam um pouco mais fáceis do que foram. O empenho continuou sendo o mesmo. Foram feitas carreatas, passeatas, foi feito tudo o que tinha que se fazer. Inclusive os trabalhos pontuais e públicos de mídias sociais. Nos assustou um pouco o resultado final.’

“Exclusivamente em Itu nós tivemos em 2018 para o pleito no primeiro turno um resultado de quase 54 mil votos para o Bolsonaro. Já para esse primeiro turno de 2022, nós tivemos praticamente o mesmo número de votos para Bolsonaro, mas cresceu o percentual do representante da esquerda de 10% para 32%.Assustou no cenário nacional, porque o local ainda continua bem”, prossegue Pestana.

João Carlos destaca ainda. “Consolidamos o trabalho, fincamos o pé no acelerador para que a expectativa no domingo seja a melhor possível. Estamos acompanhando todas as pesquisas e hoje temos um cenário praticamente igualitário. Mas temos uma positividade muito grande mesmo que a gente emplaque essa com certeza. Estamos trabalhando fortemente para isso”.

Presidente do PSOL em Itu, Michelle Duarte também se pronunciou. “Domingo nós vamos encerrar uma das eleições mais polarizadas da história da redemocratização e, desejando que nossa jovem democracia permaneça plena.”

“Para analisar as eleições de 2022 é necessário retornar a eleição de 2014, foi lá, o pontapé inicial para que se admitisse questionar os resultados das eleições, duvidar da efetividade das urnas, criar teorias da conspiração”.

“Entramos num loop, explicar o óbvio nas eleições de 2022, mentiras essas que volta e meia retornam para causar desespero na população. Não é possível admitir que patrões se sintam confortáveis para pressionar e intimidar seus funcionários, que igrejas coloquem fiscais com os fiéis para comprovar votos, condicionar políticas públicas, tudo em prol de um projeto político que não defende e não coloca no centro do debate as necessidades dos que mais precisam”,aponta.

“Foram dois meses e meio intensos e exaustivos, mas que com certeza valerão a pena para o projeto de Brasil que acredito para minhas filhas e todas as crianças, no domingo espero estar comemorando a superação do pior governo dos últimos anos, e o início de um novo sonho, onde mulheres, negros, crianças, indígenas, meio ambiente, dignidade estejam no centro do debate. Pra que voltemos a sorrir e ter o direito de viver bem”, encerra.