Empresa Sorocaba Refrescos realiza mutirão de limpeza na Estrada Parque

 

Ação, marcada para 24 de setembro, faz parte do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Evento terá apoio de 100 voluntários

No próximo dia 24 de setembro, a Sorocaba Refrescos, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil para 60 cidades da região, participa pela 11ª vez do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. A ação, que acontecerá na Estrada Parque, às margens do Rio Tietê, faz parte de um movimento global promovido pela ONG norte-americana Ocean Conservancy, que desde 1986 celebra a data, mobilizando milhões de voluntários ao redor do planeta.

Dados dessa ONG apontam que, a cada ano, oito milhões de toneladas de lixo são despejadas ao mar. Além de afetar a saúde dos seres humanos e de animais marinhos, essa prática prejudica também as comunidades que dependem da pesca como meio de subsistência.

“A Coca-Cola apoia essa iniciativa em todos os países onde atua. No Brasil, os fabricantes do Sistema têm participado deste esforço mundial, que sensibiliza as pessoas para que elas se tornem mais conscientes do descarte inadequado do lixo em todos os ambientes onde vivemos e o impacto que isso pode ter no meio ambiente”, explica o gerente geral da Sorocaba Refrescos, Claudio Rodrigues.

 

Apoio da comunidade

Segundo Claudio, nesta edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, a Sorocaba Refrescos reedita sua parceria com a Comarei (Cooperativa de Reciclagem de Itu), que é apoiada pelo projeto Coletivo Reciclagem, mantido pelo Instituto Coca-Cola. “Parte dos resíduos coletados será reciclada pela Comarei, colaborando com o aumento da renda dos cooperados”, observa.

De acordo com o gerente geral, as informações recolhidas pelos voluntários são utilizadas pela ONG Ocean Conservancy para a realização de estatísticas que retratem o estado de poluição dos rios e mares. “Com esse mapeamento é possível apontar soluções para impedir que resíduos perigosos cheguem ao oceano”, finaliza.

No evento, que integra também a VIII Jornada pelo Rio Tietê, uma vez que o dia 22 de setembro é considerado aniversário do Rio, são esperados mais de 100 voluntários. A meta é coletar cerca de duas toneladas de lixo.

Cada participante receberá um kit com sacos plásticos, luvas descartáveis e camisetas para fazer a coleta e classificação de itens recicláveis e não recicláveis, como, por exemplo, pontas de cigarro, plásticos, metais, madeira e papel, entre outros.