Entenda a situação da empresa Bravox

Nesta semana, funcionários da Bravox procuraram a imprensa, incluindo a redação do JP, para reclamar de questões trabalhistas da empresa, que teria demitido mais de 100 trabalhadores e não havia honrado os compromissos trabalhistas, como pagamentos de verbas salariais e rescisórias, com dezenas deles.

Uma funcionária, que prefere não se identificar, disse que trabalhava na fabricante de som automotivo há dois anos. “Quando entrei lá era a empresa dos sonhos, nunca faltava serviço e com o passar dos meses isso foi diminuindo”, relata.

“Vimos que não era uma simples falta de material, era mais que isso. Começaram as conversar dentro da empresa sobre dívidas tanto pra fornecedor quanto pra estado, banco etc. Os salários nunca atrasaram, mas o nosso FGTS estava sendo recolhido pela empresa e não estava sendo repassado para as nossas contas”, conta a ex-funcionária.

Ela relata também que, em janeiro, começaram os desligamentos, com duas levas de demissões e, em seguida, atrasos nos pagamentos das rescisões – que seriam pagas de forma parcelada. “A empresa até o momento não dos deu a carta para dar entrada no seguro-desemprego”, declara.

Ainda de acordo com ela, a empresa não atende as ligações e não responde as mensagens dos colaboradores. “Sinceramente não sei o que fazer, só sei que as minhas contas estão todas vencidas, moro de aluguel e não sei o que vou fazer”, desabafa.

A reportagem do JP procurou a Bravox, que confirmou a demissão de 164 colaboradores. Segundo a empresa, a fábrica passa por um período de instabilidade financeira, tendo sofrido reduções significativas em vendas, além de ter perdido algumas linhas de crédito.

“Reconhecemos o impacto negativo que o não pagamento das verbas rescisórias está causando nos colaboradores demitidos, que estão com dificuldades para acessar o seguro-desemprego”, justificou a Bravox.

“Gostaríamos de enfatizar que a fábrica está comprometida com a transparência e a responsabilidade em suas relações com colaboradores, clientes e a sociedade em geral. Em nossos 70 anos de história, jamais deixamos de cumprir com as nossas obrigações”, prossegue a nota.

Reunião

Diversos funcionários demitidos da Bravox procuraram o Sindicato dos Metalúrgicos na última terça-feira (07). Em conversa com o advogado do sindicato, uma reunião com representantes da empresa foi marcada para quinta-feira (09). Na oportunidade, uma comissão de quatro trabalhadoras esteve presente.

Na reunião, a Bravox reiterou as dificuldades financeiras e apresentou uma nova proposta de pagamentos, acordadas com o sindicato, das verbas salariais e rescisórias que deverá ser apresentada para todos os demais. A proposta inclui novas datas de parcelamento dos valores devidos.

A empresa também afirmou que seria efetuado um depósito nesta sexta-feira (10) na conta de todos os colaboradores desligados, mesmo que a aceitação da proposta do acordo anunciada pela empresa, ainda não tenha ocorrido.

“Enfatizamos que, desde o início, a fábrica esteve ciente em cumprir com suas responsabilidades de resolver essa situação, mesmo em meio às dificuldades, mantendo o compromisso com todos”, finaliza a Bravox.