Escola de Cegos completa 40 anos, muda de nome e retoma tradicional Festa Alemã
Equipe Jornalismo CEUNSP
No último dia 11 de setembro o Instituto Santa Luzia, tradicionalmente conhecido como Escola de Cegos, completou 40 anos de atuação na cidade. A entidade aproveitou a data para justificar a mudança do nome e anunciar o retorno da conhecida Festa Alemã, evento realizado para a arrecadação de fundos.
Atualmente a entidade atende cerca de 110 deficientes visuais de todas as faixas etárias, dos municípios de Itu, Cabreúva e Porto Feliz. O objetivo da entidade é promover a habilitação, reabilitação e inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade por meio de técnicas específicas como a terapia ocupacional, orientação e mobilidade, Braille, soroban, psicologia, pedagogia, informática, música e serviço social.
Segundo o atual presidente do Instituto, Renato Boff, a ideia é ampliar estes atendimentos e passar a oferecer, também, serviços de saúde para os usuários. “Pretendemos atender os usuários com serviços de oftalmologia e promover serviços de prevenção, já que a maioria dos deficientes acabam adquirindo as deficiências visuais. A principal causa é a diabetes”, explica Renato.
Para que possa realizar esses serviços na área da saúde e receber verbas do estado provenientes para isso foi preciso alterar o estatuto social da entidade. Por essa razão ocorreu a mudança no nome da antiga Escola de Cegos Santa Luzia para Instituto Santa Luzia.
Festa Alemã
O Instituto Santa Luzia realiza anualmente um festa alemã com o objetivo de arrecadar fundos para a entidade. O evento, que já se tornou tradicional em Itu. será retomado este ano, após deixar de ser realizado em 2020 e 2021 por conta da pandemia de covid-19.
A Festa Alemã, que chega a sua 17ª edição, será realizada no dia 22 de outubro, a partir das 20h30, no Itu Plaza Hotel. “Será um grande evento. Teremos muito chopp e comidas típicas. A animação ficará por conta da banda Eros”, contou o presidente da instituição.
Os convites para a Festa Alemã custam 180 reais e podem ser adquiridos na secretaria do Instituto Santa Luzia. O Instituto fica na Rua Jasmim, 71, Parque Industrial. Os telefones para contato são: (11) 4023-2259.