Escola na Vila Lucinda recebe o projeto “Zumba para Todos” a partir de hoje

aula zumba

A partir de hoje (21), às 10h, a Escola Estadual “Professora Priscila de Fátima Pinto”, no bairro Vila Lucinda, passa a receber um aulão gratuito semanal de Zumba. A atração faz parte do projeto “Zumba para Todos”, iniciado no Centro Esportivo e de Lazer “Tite”, no bairro Cidade Nova, e levado para o ginásio municipal de esportes “Primo Schincariol”, na Vila Leis.

O projeto é um grande sucesso. No Pirapitingui, onde as aulas acontecem as terças e quintas-feiras, às 18h30, aproximadamente 500 pessoas estão inscritas nas aulas, sendo que, mesmo no período frio, mais da metade chega a frequentar. Já na região central – que recebe as aulas todas as sextas-feiras, no mesmo horário – o público é menor (são cerca de 150 inscritos), mas também animado.

As aulas são realizadas de forma voluntária pela professora Perla Moreira. O projeto teve início no dia 19 de janeiro, através do coordenador da SEME (Secretaria Municipal de Esportes), Luisinho Silveira. “Já tinha interesse de fazer um aulão igual o que acontece durante o Vida em Movimento, na Avenida Galileu Bicudo. Quando assumi a coordenação do ‘Tite’, vi o ginásio sem uso e resolvi iniciar, pois as pessoas da região reclamavam da falta de atividades esportivas no espaço”, explica.

Ainda segundo o coordenador, o público participante do projeto é predominantemente feminino, mas há alguns homens que se interessam. E qualquer um pode participar. “O projeto é aberto para pessoas de todas as idades”, comenta Luisinho, que espera cerca de 150 pessoas na aula inaugural na Vila Lucinda. A escola fica localizada na Rua Presidente Jânio da Silva Quadros, s/nº.

A Zumba
A Zumba é um exercício que mistura movimentos aeróbicos já conhecidos de quem faz atividade física com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue. A atividade foi criada na década de 1990, na Colômbia, pelo coreógrafo Beto Perez e foi difundida para diversos países, sendo muito praticada em academias de ginástica. Em uma hora de aula de Zumba, o praticante chega a ter um gasto calórico de até 1.000 calorias.