Espaço Acadil: É tempo de cuidar
Ditinha Schanoski
Cadeira nº 19 I Patrono Dr. Benedito Motta Navarro
O que está acontecendo no mundo nos deixa com muito medo. De uma maneira geral, estamos vivendo um colapso, com várias tragédias, uma atrás da outra, e isso nos deixa apavorados sem perceptivas do amanhã.
Assusta-nos o Covid-19. São tantas vidas que se perdem… Triste, muito triste… hoje o cumprimento das pessoas é “se cuide” o cuidar é primordial.
Uma das profissões que vem aumentando consideravelmente, é o de ‘Cuidador’ (a). Na maioria são mulheres, noras ou filhas que se esforçam em cuidar do doente da casa. Não raras vezes, ouvimos destas mulheres esta frase: Não aguento mais! O trabalho que se multiplica a cada dia, o tempo corre demais e não conseguimos, a contento, zelar pelo bem estar de um ente querido acamado.
Talvez diante desse desabafo é que foram surgindo os ‘Cuidadores’.
Desde que nascemos fomos cuidados por alguém, bem ou mal foi suficiente para que chegássemos aqui.
Perguntaríamos então: Como está sendo tratado seu parente por estranhos? Em casa, numa clínica de repouso, asilo e por aí vai… Você tem observado as ações de tratamento do profissional? O mínimo que um “cuidador” deve ter é carinho, muito carinho. O doente e o cuidador devem ter antes de mais nada empatia.
Ninguém cuida de ninguém se não estiver bem. O histórico do “cuidador” deve ser respeitado, mas se tiver problemas familiares ou de saúde corre-se o risco de transmitir amargura e até mau humor ao paciente.
Se o “cuidador” não preservar sua saúde e o seu bem estar não apenas reduzirá a qualidade dos seus préstimos como poderá ter que interromper suas ações.
É triste ouvir isso, mas o paciente está fragilizado e necessita de toda atenção e muito carinho por parte do “cuidador”. Já o “cuidador”, para desempenhar suas ações não pode adquirir o direito de beneficiar-se de uma ou outra situação.
Vivemos em tempos de medo, estresse, incertezas e pandemia. Diariamente somos todos bombardeados por notícias ruins e o cenário é desanimador. Todos reclamam de cansaço, dificuldades para dormir e apreensão quanto ao futuro. Mas é tempo de cuidar e ser cuidado. Sejamos portadores da Paz e serenidade para com todos.