Espetáculo de dança “IKU” é destaque na programação do Sesc Sorocaba
O Sesc Sorocaba apresenta no sábado (12), às 20h, o espetáculo de dança “IKU”, do Núcleo Ajeum. Com direção e coreografia de Djalma Moura, a apresentação tece novos olhares sobre a morte, não como oposição à vida, mas como uma energia cíclica universal que está presente e é fundante dos afrossentidos que acolhem nesse momento difícil de passagem.
Sob a perspectiva da Ikupolítica, de Wanderson Flor do Nascimento, o Núcleo Ajeum reflete sobre a morte sentindo as ausências, questionando os motivos e suas estruturas, mas se abrindo à possibilidade de celebrar esse ancestral que se foi, celebrar suas ações, sua existência e as contribuições para sua comunidade e família.
A narrativa que se verticaliza é potencializada para dar espaço às oportunidades de imaginar outros mundos possíveis. Em vez das causas da morte e do morrer, a abordagem do espetáculo segue para a construção da figura morte e seus ciclos, passagens e trânsitos, bem como as rupturas, desconfortos e desorganização que a morte despeja no mundo, além de evocar os pactos necessários com as forças invisíveis, a fim de adiar esses desequilíbrios e preencher o gesto de vida.
Sinopse – Uma comunidade é construída por centenas de acordos entre si. Acordos que operam na manutenção da vida, da pulsão existencial, dos prazeres e das partilhas que possam gerar sentido. O toque de Iku é um portal ambíguo que despeja desconfortos. Os ciclos nascimento – vida e passagem são a integração do vir a ser. Como um organismo vivo que revitaliza e se transforma a cada movimento e é nesse movimento que descobre suas subjetividades.
Iku é a energia surpresa que cria rupturas na circulação do axé puxando outras camadas de renovação. É um gozo que descarrega os excessos. É a possibilidade de ancestralizar. A fuga da morte é o que temos em comum, mas Iku nos alcançará de uma forma ou de outra. O beijo de Iku é temido e a força desse temor é o que faz nossos corpos buscar a revitalização das experiências comunitárias.
Os ingressos para o espetáculo custam R$ 15,00 (credencial plena, aposentados, pessoas com mais de 60 anos, acompanhantes de pessoas com deficiência, estudantes e servidores de escola pública com comprovante) e R$ 30,00 inteira. A venda on-line já está disponível no portal sescsp.org.br/sorocaba. Já a venda presencial acontece na bilheteria do Sesc Sorocaba, que fica localizado na Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. A classificação etária é de 14 anos.