Estrada do Pinheirinho permanece em processo de manutenção
Ponte próxima à Starrett cedeu na última quinta-feira; Prefeitura já providenciou reparos
A ponte da Avenida Laroy Starrett (estrada do Pinheirinho), próxima à fábrica da Starrett, cedeu na última quinta-feira (9). Segundo a Defesa Civil de Itu, ela passou por avaliação e não foram encontrados problemas estruturais, apenas comprometimento de parte do leito devido à erosão causada pela falta de manutenção adequada.
O local foi interditado por apresentar riscos eminentes às vidas dos motoristas e transeuntes e a Prefeitura logo providenciou o reparo. A passagem foi reaberta por volta das 19h do mesmo dia.
Problemas antigos
A via estava desde dezembro com buracos e canos estourados, segundo o vigilante João Luiz Ferreira, morador que entrou em contato com o JP através do WhatsApp. A Prefeitura informou que os reparos já estão sendo feitos. Ele critica que não é de hoje que a estrada do Pinheirinho se encontra nessas condições. “Esses problemas surgiram desde ano passado”, conta.
Segundo informações da Prefeitura, a manutenção da estrada havia sido iniciada há uma semana, porém teve de ser interrompida devido a chuvas recorrentes. “Por meio da Secretaria de Serviços Rurais, estamos realizando a manutenção da estrada do Pinheirinho ao longo desta semana. Em alguns trechos já foram feitos os serviços de capina, limpeza, desentupimento de bocas de lobo e passagem de máquina”, informa em nota o Poder Público.
Para amenizar a situação dos buracos, alguns moradores estavam cobrindo-os com restos de entulhos. “Até entulhos restantes de pequenas obras eram colocados na estrada”, conta o vigilante. Ele afirma também que os buracos, com as chuvas, causaram erosão nas guias, deixando canos expostos. “Qualquer deslize de algum caminhão ou ônibus mais pesado vai estourar esses canos. Causará ainda mais prejuízo”, lamenta João.
A Prefeitura também se posicionou quanto a esse problema. “O problema foi observado e a CIS (Companhia Ituana de Saneamento) está providenciando o reparo urgente”, finalizou o Executivo municipal.