Estudantes do CEUNSP fazem documentário sobre os 50 anos da Romaria
Projeto, realizado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, será exibido na próxima quinta-feira no Teatro Nósmesmos
André Roedel
Acontece na próxima quinta-feira (1°/12) o lançamento oficial do documentário “Nos Caminhos da Devoção, Romaria de Itu, 50 anos”, no Teatro Nósmesmos. O evento terá também a participação da Orquestra Ituana de Viola Caipira. A entrada é gratuita. O documentário foi elaborado pelos alunos do último semestre de Jornalismo do CEUNSP de Salto, como trabalho de conclusão de curso (TCC).
“Desde o início do curso, lá em 2013, o grupo já apresentava uma compatibilidade nos ideais e um entrosamento maior foi surgindo com o tempo. Ao chegar ao 7º semestre, tínhamos a certeza de que faríamos juntos essa última e decisiva etapa da graduação. No começo deste ano, nos reunimos para começar a discussão sobre qual assunto e formato seriam desenvolvidos no TCC. Diversos temas foram sugeridos, entre eles os 50 anos da Romaria de Itu. Por ser uma manifestação de fé muito tradicional na cidade, pelo fator notícia e as boas histórias que encontraríamos, escolhemos esse evento na certeza que seria uma produção de sucesso”, disse o estudante Thiago Sório.
Como todo TCC, os alunos esbarraram em problemas. “A questão financeira pesou bastante. Porém, outras dificuldades apareceram no caminho, como as divergências de pontos de vista durante as gravações na romaria, e no momento de editar o vídeo. Mas nada que fizesse com que nós ficássemos desanimados com o trabalho, apenas serviu como incentivo para fazer o melhor possível”, disse outro aluno do grupo, Vinicius Teixeira.
Thiago explica ainda como surgiu a ideia de exibir o material ao público. “Durante o processo de edição, percebemos que o resultado estava ficando melhor do que o esperado. O documentário conseguiu mostrar boas histórias e resgatar lembranças desse evento. Aí, resolvemos compartilhar com todos os romeiros”.
O grupo conta ainda com Danilo Biazin, Fabiano da Cruz Correa, Jorge Willian Martins e Rafael Chagas. O trabalho deles será avaliado na segunda semana de dezembro, ainda sem data definida. O Teatro Nósmesmos fica localizado no Unicenter (Avenida Prudente Moraes, 210, Vila Nova).