Estudantes do Sesi Itu vão representar o Brasil na RoboCup Junior Américas Super-Regional
![](/site/wp-content/uploads/2025/02/Sesi-Itu.jpeg)
Quatro estudantes da Escola Sesi de Itu, que estão no 2º e no 3º anos do Ensino Médio, foram convocados para representar a cidade e o nosso país na RoboCup Junior Américas Super-Regional, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de abril, em Mercersburg, nos Estados Unidos. A competição, criada pela RoboCup Federation, é direcionada exclusivamente para as ligas da RoboCup Junior: Soccer, Rescue Maze, Rescue Simulation, Rescue Line e OnStage.
Vinicius Almeida de Carvalho, 15 anos, é um dos estudantes selecionados para competir nos Estados Unidos. Ele já participou da categoria OnStage da RoboCupJunior Américas Super-Regional. Julia Ariadne Pereira de Moura, Maria Clara Martins Ferreira e Larissa Nogueira Rodrigues, 17 anos, que também foram convocadas, venceram a categoria Virtual da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2024.
Esses quatro jovens formam a equipe de Robótica Scooby-Itu, coordenada pelo técnico de laboratório didático, Antoni Dalmatti Alves de Lima Frigério. Ele conta que a preparação dos estudantes para a RoboCup Junior é intensa: “Os alunos aprendem na prática e na teoria assuntos como programação, eletrônica, mecânica e resolução de problemas. Eles também treinam bastante para trabalhar em equipe, criar estratégias criativas e se adaptar a imprevistos”, explica.
A estudante Larissa revela que está muito animada para a chegada do torneio e que a preparação envolve também a busca por maneiras de aprimorar o inglês. “Isso é uma oportunidade enorme para nós estudantes, que incentiva as turmas que estão chegando, mostrando que tudo é possível para quem acredita”, diz.
E por falar em acreditar, Julia aborda a importância de nunca desistir: “Sempre há uma solução, que pode ser tanto simples quanto criativa. Aprendi a confiar plenamente nos membros da equipe, pois criamos laços de amizade e colaboração que tornam o trabalho em conjunto ainda mais forte e eficiente”.
Para os colaboradores do Sesi Itu, não há dúvidas de que a Scooby-Itu já se tornou uma inspiração para as turmas que estão iniciando no universo da robótica, principalmente pela dedicação dos seus integrantes. A aluna Maria Clara comenta que eles participam dos torneios para aprender e trocar conhecimentos, “mas acima de tudo, para mostrar que, com trabalho e inovação, podemos alcançar grandes conquistas”, complementa.
A robótica, muito além dos conhecimentos técnicos, estimula os estudantes no desenvolvimento de competências socioemocionais – como inteligência emocional, trabalho em equipe, empatia e comunicação –, o que se torna evidente no comportamento de cada um. “A melhor parte de participar de um torneio são os momentos em que trabalhamos junto com outras pessoas, porque, para mim, é isso que realmente define a cultura da robótica: a união entre as pessoas e as equipes”, conta Vinicius.
Investir em robótica e outras tecnologias, enquanto instituição de ensino, é garantir que os jovens tenham uma formação atual e completa. “Nossos alunos aprendem a programar, resolver problemas e utilizar tecnologias que já fazem parte da vida moderna”, finaliza o técnico Antoni.