Ex-jogadora de futebol, ituana aplica conceitos do esporte nos negócios
Empresária Vanessa Marchini criou um álbum de figurinhas personalizado que vem fazendo sucesso
André Roedel
A ituana Vanessa Marchini, de 33 anos, cresceu sendo a única menina da família. Foi na infância que ela se interessou por um esporte tradicionalmente masculino, mas que vem fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres: o futebol. Hoje empresária, ela quase chegou ao profissionalismo.
“Fui convidada, mas na época meu pai falou que não era coisa de menina e que era para eu estudar. Nessa época o futebol feminino nem existia direito, e aí ele não me deixou ir. Então fui estudar”, relata Vanessa, que estudou outros idiomas no exterior e, quando voltou ao Brasil, resolveu investir nos negócios.
Publicitária e fotógrafa, Vanessa abriu em Itu o estúdio Central Pix. Porém, ela teve uma ideia para ir além das fotos tradicionais. “Eu tinha um projeto de fazer anuários escolares, iguais aos que têm no exterior. Só que daí eu vi um grupo de pessoas trocando figurinhas e pensei: ‘por que não fazer um álbum de fotos com figurinhas?’ Foi aí que eu comecei a pesquisar e estudar todas as possibilidades”, explica.
Com isso surgiram os Sticker Pix, álbuns de figurinhas personalizados que vêm sendo usados com sucesso em escolas e até festas infantis. “Nas escolas, por exemplo, são diversos os benefícios. Tem a aprendizagem cooperativa, intercâmbio social, intensidade de relacionamento, esforço individual e coletivo… Fora a interação e a lembrança que o aluno vai ter para levar pra casa”, aponta Vanessa.
E hoje a empresária aplica nos negócios todos os conceitos que aprendeu com o esporte, como o espírito de competição e o pensar rápido. “Sempre tenho que já ter uma segunda opção, um plano B. Tenho que sair de certas situações, tomar decisões rápidas de uma hora pra outra. Fora a energia da equipe, que tem que estar em sincronia”, elenca Vanessa, que ainda é apaixonada pelo esporte e torceu muito pela conquista do ouro pela seleção masculina de futebol na semana passada.
Os interessados em conhecer os Sticker Pix podem entrar em contato pelo e-mail contato@centralpix.com.br e agendar uma reunião. O trabalho de Vanessa também pode ser conferido no site www.centralpix.com.br.
Foto: Alessandro Andreoli