Exercício de corpo e alma!
Uma saída para quem não curte musculação mas não quer ficar parado, pilates trabalha também com a consciência
Imagine uma atividade que te dê equilíbrio, controle da respiração, resistência, flexibilidade, força, consciência do próprio corpo, postura, e, principalmente, saúde. Parece até propagandas enganosas de algum produto milagroso, mas podemos garantir que não é. Esse são alguns dos efeitos da prática de pilates.
A origem
Para provar de uma vez por todas que ballet não é para os fracos, poucos sabem, mas o Pilates surgiu para auxiliar os bailarinos lesionados por conta da dança. A técnica, ministrada por Joseph Pilates, foi tão efetiva que surgiram adaptações para qualquer tipo de pessoa. Desde crianças até idosos e gestantes.
Benefícios
Aumento da resistência física e mental;
Aumento da flexibilidade;
Corrige problemas posturais;
Aumento da concentração;
Tonifica a musculatura;
Melhora a coordenação motora;
Promove menor atrito nas articulações;
Alivia dores musculares;
Ajuda a melhorar a respiração;
Auxilia a prevenção contra a osteoporose;
Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima;
Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
Expande a consciência corporal;
Ajuda no controle de peso;
Fortalece os músculos abdominais;
Equilíbrio de todas as funções do corpo;
Saúde da mulher
Dra. Ana Cláudia, da clínica Malil, trabalha com três especialidades principais: saúde da mulher, idosos e pilates kids. “O pilates não é indicado apenas para correção postural ou amenização de dores. É mais que isso. É consciência corporal”, esclarece a fisioterapeuta.
A especialidade “saúde da mulher” abrange implicações mais específicas, principalmente incontinência urinária. Dra. Ana Cláudia explica que “essa especialidade também trata gestantes. A incontinência urinária é algo que atinge a maioria das mulheres, e o pilates trabalha e minimiza os efeitos”.
Studio Pilates
Uma das modalidades do pilates é o “Studio Pilates”, praticado com aparelhos. “O aparelho dá impulso aos movimentos, pois sua estrutura é feita com molas e polias, ou seja, os aparelhos facilitam os movimentos e o equilíbrio do corpo”, explica Dra. Flávia Gomes, especialista em pilates.
“O pilates implica em alongamento. As molas e polias auxiliam porque a força é feita de acordo com o que você é capaz de aguentar. É uma forma muito harmoniosa de trabalhar o corpo”, explica Dra. Flávia. É essa forma harmoniosa que melhora a postura, a flexibilidade e a qualidade de vida, além de fortalecer o tônus muscular.