Exercícios na melhor idade e seus benefícios à saúde
Não existe idade para praticar atividades físicas e os mais experientes também podem aproveitar
Já faz algum tempo que a onda do estilo de vida saudável tem conquistado diversas pessoas e, por isso, a procura por academias aumentou consideravelmente. Mas engana-se quem pensa que a busca é feita apenas pelos mais jovens; os idosos também estão indo atrás de uma vida com mais movimento.
Os benefícios que as atividades físicas proporcionam são inúmeros e estudos indicam que a prática de exercícios na terceira idade pode ajudar a controlar doenças como diabetes, depressão e alguns problemas cardíacos.
Outro benefício é o fortalecimento muscular. Conforme o tempo vai passando, nossos músculos vão ficando enfraquecidos por falta de tonificação, causando dores nas articulações. Por isso, a prática da musculação moderada acompanhada de exercícios de fisioterapia pode ser uma boa aliada no combate a essas dores.
A flexibilidade é uma dificuldade comum para os idosos. O alongamento é sempre aconselhado antes de qualquer atividade, mas para os mais velhos é fundamental. Com aulas dessa atividade e RPG (Reeducação Postural Global) a flexibilidade pode ser aumentada e a prática ainda ajuda a combater dores nas costas e em outros pontos do corpo.
Os exercícios aquáticos como natação e hidroginástica são muito recomendados para a terceira idade. O principal objetivo dessas atividades é melhorar o condicionamento cardiovascular e muscular por meio dos vários exercícios que envolvem flexibilidade, relaxamento e coordenação motora.
Mas é sempre importante lembrar que toda atividade praticada deve ser acompanhada por um profissional, respeitando o limite e a capacidade do corpo. Tomando os devidos cuidados, o exercício físico na melhor idade só traz benefícios e bem-estar para aqueles que querem manter uma vida saudável e em movimento.