Exposição de presépios visita Venerável Maria Teodora em seu centenário segue até o dia 8 de junho

Mostra pode ser conferida no Complexo da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio (Foto: Regina Lonardi/Divulgação)

Para celebrar o Ano Jubilar do centenário de morte da Venerável Maria Teodora Voiron, está sendo realizada até o dia 8 de junho, a Exposição de Presépios, uma das mostras mais tradicionais do interior paulista. Com o tema “Exposição de presépios visita Venerável Maria Teodora”, a abertura aconteceu no dia 24 de abril, e contou com a presença de autoridades municipais, civis e religiosas. 

Realizada há 20 anos em Itu nos meses de novembro e dezembro, pela primeira vez, a Exposição de Presépios de Itu será realizada extraordinariamente até o dia 8 de junho. A curadora da exposição, Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva, explica que “levar a Exposição de Presépios até a Igreja onde viveu a Venerável Maria Teodora é uma forma de homenagear e divulgar a vida e as virtudes da religiosa da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, que viveu grande parte da sua vida em Itu, na comunidade das Irmãs de São José do Patrocínio. Por isso a escolha do tema ‘Exposição de Presépios visita Venerável Maria Teodora’”.

Segundo a Irmã Luiza Rodrigues, superiora da comunidade do Patrocínio, as Irmãs de São José vivem o Mistério da Encarnação (são 3 mistérios: Trindade, Eucaristia e Encarnação). “Trazer a Exposição de Presépios aqui é viver a Encarnação de Jesus na gruta de Belém. E a Venerável Maria Teodora viveu a Encarnação de uma forma coerente. Ela chegou aqui e também se encarnou nessa realidade”.

A Exposição de Presépios foi aprovada no Chamamento Público nº 08/2024 – Seleção de Projetos Culturais Destinados às “Demais Áreas Culturais”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu – São Paulo, com recursos destinados pela política nacional da Lei Aldir Blanc de fomento à cultura.

A mostra pode ser conferida de terça a sexta, das 13h às 17h; aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h; e aos domingos, das 9h às 12h e das 13h às 17h no Complexo da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, que fica na Rua do Patrocínio, 172, Centro. A entrada é franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *