Exposição é aberta na Estação de Trem de Itu

Trólebus ACF-Brill: Em 1957, a Companhia Municipal de Transportes Coletivos adquiriu 75 carros deste tipo, vindos do sistema extinto de ônibus elétricos de Denver, no Colorado, nos Estados Unidos. O trólebus ACF-Brill circulou em São Paulo até os anos 1990 (Foto: Museu dos Transportes)

Uma viagem pela história de bondes, trens e ônibus elétricos e sua expansão pelo Estado de São Paulo pode ser conferida na exposição “Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes”, que será aberta neste sábado (12), às 8h30, na área de recepção da Estação de Trem de Itu.

A mostra gratuita é promovida pela Fundação Energia e Saneamento em parceria com a Serra Verde Express, gestora do Trem Republicano, que oferece passeios a partir da Estação de Itu. Poderá ser visitada até 31 de maio, diariamente, das 8h30 às 17h30.

A exposição passeia desde a implantação dos bondes elétricos em Sorocaba e das ferrovias eletrificadas da Sorocabana, um dos primeiros sistemas do tipo no Estado, percorre a trajetória de outros meios à tração elétrica, como o metrô e o recente VLT, e desembarca no futuro do transporte individual, com os carros elétricos. A mostra exibe também cronologia e curiosidades sobre a história dos meios de transporte em Itu.

“Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes” já foi apresentada durante temporadas no Museu de Energia de São Paulo (MESP) no Museu da Energia de Itu (MEI). A exposição ocorre na Área de Recepção da Estação Ferroviária de Itu (Praça Gaspar Ricardo, 50) e é livre para todas as idades. Informações: energiaesaneamento.org.br.