Federação sorteia grupos para Paulistão-18
Aconteceu na manhã de ontem, terça (17), na sede da Federação Paulista de Futebol, o Congresso Técnico do Paulistão 2018, onde os 16 representantes dos clubes da elite do futebol paulista discutiram o regulamento da competição.
Há poucas diferenças com relação ao regulamento do Paulistão-17, mas uma significativa diz respeito ao número de jogadores que cada clube pode inscrever. Serão 26 atletas profissionais por clube (três goleiros e 23 de linha), mas a inscrição de atletas da base será ilimitada.
Entenda-se que atletas de base são jogadores que tenham até 21 anos e que estejam atuando na base do clube ao menos por 12 meses e ter participado de torneio de Juniores da Federação Paulista de Futebol.
Isso certamente irá privilegiar os clubes que trabalham com maior atenção as suas categorias de base, caso, por exemplo, do próprio Ituano. Vale destacar que a sugestão foi apresentada pelo próprio Juninho Paulista em um Conselho prévio acontecido na sede da Federação e acatado pela direção da entidade.
Os times que foram rebaixados em 2017, São Bernardo e Audax, deram lugar a São Caetano e Bragantino, que subiram da Série A2 este ano.
No fim do Paulistão, os dois melhores colocados, excluindo as equipes que têm vagas nas séries A, B e C do Brasileiro, estarão garantidas na Série D de 2018, grande desejo das equipes do Interior.
Na sequência houve o esperado sorteio dos grupos. O Ituano integra o Grupo A, ao lado de Corinthians, Linense e Bragantino. O Grupo B tem São Paulo, Ponte Preta, São Caetano e Santo André; o C engloba Palmeiras, Ferroviária, São Bento e Novorizontino e finalmente o Grupo D, com Santos, Red Bull Brasil, Mirassol e Botafogo. O sistema de disputa continua igual ao deste ano, com as equipes de um grupo enfrentando as dos demais. (Moura Nápoli)