Feijoada: sabor do Brasil
A criação do prato é atribuída aos negros escravizados no nosso país, mas historiadores apontam outra origem
Quem nunca se “empanturrou” com uma bela feijoada, não é mesmo? O prato que leva feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e o acompanhamento de verduras e legumes caiu nas graças do povo brasileiro, sendo apreciado por paladares de diversas classes sociais. Diversas histórias apontam que a receita foi uma criação dos negros durante o período da escravidão no Brasil. Mas seria essa mesmo a origem dela?
Historiadores e especialistas da culinária indicam que esse tipo de prato é milenar. Remonta possivelmente da área mediterrânica à época do Império Romano, segundo Câmara Cascudo. Pratos similares na cozinha latina seriam o cozido, em Portugal; o cassoulet, na França; a paella, à base de arroz, na Espanha; e a casouela e o bollito misto, na Itália.
Segundo Carlos Alberto Dória, a origem da feijoada estaria no “feijão gordo”, o ensopado da leguminosa acrescido de toucinho e carne seca. A feijoada seria esse “feijão gordo” enriquecido ao extremo, com linguiças, legumes, verduras e carnes de porco.
A propagação da ideia da feijoada como prato nacional seria consequência das ações dos modernistas para construir uma identidade nacional brasileira, segundo Dória. A feijoada seria um dos signos da brasilidade, caracterizada pelo tema da antropofagia e da deglutição cultural que permeou a formação da nação brasileira.
Independente da origem, o fato é que a feijoada cai bem praticamente sempre, sendo servida nos restaurantes brasileiros normalmente às quartas-feiras e sábados. Sabe o motivo disso? Segundo Segundo o historiador Caloca Fernandes, autor do livro “Viagem Gastronômica Através do Brasil”, os portugueses tem costume de associar pratos a dias da semana. Seguindo essa tradição de associar comida a dia da semana, as quartas e sábados ficaram com a feijoada.
Em outras regiões do país, o dia pode mudar. O que não muda é o sabor único e especial da boa e velha feijoada!
Receita de Feijoada
Fonte: TudoGostoso
Ingredientes:
- 1 kg de feijão preto;
- 100 g de carne seca;
- 70 g de orelha de porco;
- 70 g de rabo de porco;
- 70 g de pé de porco;
- 100 g de costelinha de porco;
- 50 g de lombo de porco;
- 100 g de paio;
- 150 g de linguiça portuguesa.
Para o tempero:
- 2 cebolas grandes picadinhas;
- 1 maço de cebolinha verde picadinha;
- 3 folhas de louro;
- 6 dentes de alho;
- Pimenta do reino a gosto;
- 1 ou 2 laranjas;
- 40 ml de de pinga;
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
Coloque as carnes de molho por 36 horas ou mais, vá trocando a água várias vezes, se for ambiente quente ou verão, coloque gelo por cima ou em camadas frias. Coloque para cozinhar passo a passo: as carnes duras e,, em seguida, as carnes moles. Quando estiver mole, coloque o feijão, e retire as carnes. Tempere o feijão e sirva, acompanhado de couve e vinagrete.