Férias escolares: e agora, o que fazer?

Luciana Nunes Vaccari Avi conta com mais 25 anos de atuação na área educacional, como professora, coordenadora e diretora escolar (Foto: Regina Lonardi/Divulgação)

Diferente das férias de dezembro/janeiro, as férias de julho costumam ser menores. O período deve ser para que o aluno possa “recarregar” a bateria, mas não só aproveitar o tempo livre para brincadeiras e outras atividades de entretenimento, mas também de se planejar para o próximo semestre.

O Periscópio conversou com a psicopedagoga Luciana Nunes Vaccari Avi, formada em Pedagogia, Mestre em Educação Especial, com especialização em Psicopedagogia e ABA (Análise Comportamental Aplicada) com mais 25 anos de atuação na área educacional, como professora, coordenadora e diretora escolar, a respeito de como os pais e demais responsáveis podem e devem proceder com as crianças e adolescentes neste período, principalmente para evitar que eles passem todo tempo em frente ao computador e celular.

Ela destaca que o contato excessivo com as telas afeta o bem-estar mental de crianças e jovens.    “A comunicação que se estabelece é só da tela para a criança, da criança para a tela não há resposta, não há interação. Nesta fase, o ser humano está com o cérebro em pleno desenvolvimento e, para tal, é preciso interação, estímulo, resposta, trocas afetivas e sensoriais”, acrescenta Luciana

De acordo com um estudo realizado pela companhia de tecnologia infantil Super Awesome, nos Estados Unidos, crianças de 6 a 12 anos estão passando cerca de 50% de seus dias mexendo em telas durante a semana. Mas o recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que as crianças de 2 a 5 anos utilizem as telas apenas uma hora por dia, enquanto aquelas de 6 a 10 anos, apenas duas horas.

“Se você quer diminuir o tempo de telas do seu filho durante as férias escolares, a principal dica é se organizar e realizar bons combinados com ele. Faça combinados com seu pequeno deixando tudo bem evidente. Se a questão é ver desenhos demais, a quantidade de episódios que ele vai poder assistir precisa estar definida. Crianças ainda não conseguem entender muito bem sobre a passagem do tempo, então estabelecer limites desta forma pode facilitar o entendimento. Elas precisam de limites claros para entender o que podem e o que não podem fazer”, explica a psicopedagoga.

Luciana comenta ainda que negociar, às vezes, se faz necessário. “Que tal jogar uma partida de videogame e depois brincar de algo que tenha mais movimento corporal? Sugerir esse tipo de mistura entre diferentes atividades pode ser interessante para negociar.”

 Uma outra opção é usar as telas para valorizar o exercício físico. “Especialmente para os pequenos que vivem em locais com menos opções ao ar livre, jogos ou vídeos que estimulam movimentos são benéficos. Uma competição de dança pode ser bem divertida e saudável”, prossegue a educadora.

Mas para que tudo flua da melhor maneira, Luciana destaca que o exemplo faz toda a diferença. “Dar um bom exemplo é a melhor forma de mostrar o caminho. Suas ações podem valorizar a leitura, o artesanato e o contato direto com a natureza. Muitas crianças ficam irritadas na ausência dos eletrônicos porque estão com pouco repertório de brincadeiras sem tecnologia. Elas precisam de um estímulo inicial para ter ideias de como sair do círculo vicioso do uso constante da tela e brincar no mundo real”.

Principalmente para este período de férias, Luciana fala sobre a importância da valorização dos momentos em família. “Nada substitui o olho no olho, as emoções que nascem do contato real com seu filho. Valorize as atividades físicas feitas em conjunto, as brincadeiras que geram união e as horas das refeições. Tudo isso faz parte do que mais favorece o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças.”

“Jogos em conjunto, caminhada até mesmo uma trilha, praticar esportes juntos, passear de bicicleta, fazer viagens curtas, acampar na sala ou na garagem, preparar pratos especiais, assistir a um filme, se aventurar na construção de brinquedos e depois na experimentação deles. E o mais importante, é que com o equilíbrio teremos o melhor dos dois mundos. E a diversão será garantida”, complemente Luciana.

Atividades culturais

A cidade de Itu, durante as férias, conta com programações interessantes para crianças, adolescentes e familiares, como no Museu Republicano, onde serão realizadas oficinas com 20 vagas para crianças entre 4 e 10 anos de idade e oficinas com 10 vagas disponíveis para crianças de 1 a 3 anos. Informações sobre a programação e inscrições para as oficinas através do e-mail edu.mrci@usp.br ou pelo telefone (11) 4023-0240.

Já Museu da Energia de Itu promove diferentes oficinas gratuitas, para crianças de 7 a 14 anos. A iniciativa incentiva brincadeiras e descobertas, atividades essenciais para o desenvolvimento e a socialização. A programação da unidade vai oferecer atividades para relaxar, se divertir e liberar a criatividade, promovendo desenvolvimento social, troca de experiências, interação e liberdade de aprender com todos os envolvidos. Todas as oficinas acontecem das 10h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30 e não é necessário se inscrever.

Neste sábado (08), acontece a oficina “Criando com Linhas”, atividade com papelão e lã para criar uma figura, como um animal ou a letra do nome. No dia 15 é a vez da oficina “Tintas Naturais”, para produzir tinta atóxica e ambientalmente correta a partir de cola líquida e pigmento natural.

 “Recriando Padrões do Museu” é a oficina do dia 22, na qual os participantes vão desenhar os motivos artísticos do museu com lã e cola líquida no papel. Fechando a programação, a oficina “Confecção de Luminárias” será no dia 29, para ensinar os visitantes a criar luminárias para decoração, com copo de vidro e pequenas velas. Mais informações: (11) 94805-4429 (WhatsApp) ou pelo e-mail: itu@museudaenergia.org.br.

Férias no Plaza

O Plaza Shopping também conta neste mês com uma extensa programação de férias. Até domingo (09), o espaço conta com o Parque de cama elástica (das 10h às 22h) e até o dia 16 (das 14h às 19h), acontece o Arraial de Férias, com oficinas exclusivas em parceria com o Buffet No Meio do Mato: atividades culinárias, artes, brincadeiras temáticas na arena especial montada na Praça de Eventos. Entrada gratuita.

Ainda com a programação de férias, a partir de terça-feira (11) haverá a atração “Peixonauta no Parque das árvores felizes”. Evento para crianças e adultos que poderão interagir, brincar e se divertir nas atrações com os personagens da série de animação. O evento conta com escorregadores, camas elásticas, oficinas de colorir, piscina de bolinhas, piscina de espuma e outras diversões que fazem parte da cenografia instagramável. A atração poderá ser conferida de segunda a sexta das 14h às 22h, aos sábados das 10h às 22h e domingos e feriados das 14h às 20h.

Além disso, o Plaza Shopping Itu terá ainda o Festival de Teatro Infantil – Teatrando Especial Férias. No dia 14, será encenado o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, já no dia 21, será a peça “Aladdin e a Lâmpada Mágica” e no dia 28, o espetáculo: “Uma Aventura Congelante”.

As peças serão todas às 15h e lembrando que uma hora antes dos espetáculos, haverá oficinas de desenho e pintura facial (com entrega de senhas). Após as atrações, os personagens ainda participam de um “Meet & Greet” para fotos com o público.