Festival Curta Salto fecha 9ª edição com 5 prêmios ao curta-metragem “Identidades”
Por Raquel Silveira
A premiação de filmes curtas-metragens organizada pelos alunos do Curso de Cinema do CEUNSP, o Curta Salto, consagrou no sábado passado (11) o filme “Identidades”, o franco favorito da temporada de premiações.
O curta saiu como vencedor nas categorias de Melhor Filme, Direção, Roteiro Original (Gabriela Fonseca), Melhor Maquiagem (Leosan Teixeira, Maria Luisa e Sophia Vasconcelos), Melhor Figurino (João Claro, Pedro Moraes, Sophia Vasconcelos) e Melhor Direção de Arte (Bela Leite). Foram cinco vitórias nas nove categorias às quais estava indicado.
“Identidades” se trata da história de Simone, uma jovem cantora preta que após perder seus pais por conta de um episódio de racismo vê-se obrigada a reviver seu passado e encarar seu futuro ao ter que jogar as cinzas em um rio onde nasceu. O curta assume como objetivo principal a denúncia à violência policial, ao racismo estrutural e a banalidade da morte de pessoas pretas.
“Somos capazes de levar um filme que fala sobre nós diante de tantos olhos e ouvidos, em uma sala de cinema com lotação máxima atingida. Ao subir no palco para receber os prêmios, o choro foi a materialização da gratidão eterna que tenho à cada identidade que fez parte da construção desse filme”, conta Gabriela Fonseca, roteirista e diretora do curta.
Na ocasião estiveram presentes o coordenador dos cursos de Cinema e Audiovisual do CEUNSP, Henrique Pereira, o coordenador do curso de Jornalismo, Rodrigo Tomba, representando a reitoria da instituição, Alex Sandro Benetti, o coordenador do Colégio Anglo de Salto, Derval Fagundes de Oliveira, e o Secretário da Cultura de Salto, Oséas Singh.