Festival Curta Salto será em outubro e está com inscrições abertas para mostra regional
Já estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Curta Salto – Festival do Primeiro Filme, que acontece entre os dias 23 e 26 de outubro em Salto, com entrada franca. Com o objetivo de destacar curtas-metragens de cineastas estreantes, o evento conta com a Mostra Taperá, dedicada aos filmes de curta-metragem de cineastas estreantes produzidos nos municípios das macrorregiões de Sorocaba e Campinas.
A Mostra Taperá será realizada no dia 25 de outubro de 2024, na Sala Palma de Ouro. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site https://festivalcurtasalto.com.br/ e preencher os dados solicitados. No ato da inscrição, será necessário assinalar um termo em que declara ser a primeira obra cinematográfica do seu realizador a circular em festivais. As inscrições se encerram em 30 de agosto.
O festival também contará com a Mostra Sabiá, dedicada aos filmes de curta-metragem de cineastas estreantes produzidos em todo o território nacional, exceto nas macrorregiões de Sorocaba e Campinas. A mostra acontecerá no dia 24 de outubro de 2024, nas salas de exibição do Moviplex Cinemas, localizado no interior da Galeria Shopping Center Salto.
Com uma programação rica e gratuita, o Curta Salto oferecerá exibições de filmes e oficinas de especialização audiovisual em formato híbrido (presencial e online), proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os participantes. No último dia do evento, haverá a premiação de Melhor Filme em cada mostra.
O festival surgiu como braço pedagógico da professora de Cinema e cineasta Lilian Solá Santiago, que em 2011 ingressou como professora de Realização Cinematográfica no Curso de Cinema do CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio).
Lá criou a Kimera Filmes, uma produtora experimental por meio da qual orientou a produção de mais de 100 filmes de curta-metragem, desde o roteiro até o lançamento. A maioria dos filmes foram exibidos pela primeira vez no Curta Salto. Para Lilian, o festival tem papel fundamental na trajetória profissional dos cineastas que estão começando.
“Concorrer, sentir a adrenalina de poder ou não ganhar, ganhar, saber perder, entender como seus pares estão criando assistindo numa tela grande junto com o público, tudo isso faz parte da experiência de ser cineasta e é necessário vivência e treinamento para se desenvolver melhor, como em todas as áreas, por isso o Curta Salto é fundamentalmente uma experiência pedagógica. E para os premiados, isso com certeza é um grande diferencial nesse mercado. Muitos filmes premiados no Curta Salto passaram em muitos outros festivais. O Cinema se completa chegando ao público”, afirma.
A 10ª edição do Curta Salto – Festival do Primeiro Filme é uma realização do Governo Federal, via Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo (Edital LPG Nº 11/2023), com produção do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e das produtoras Kannon Filmes e Terra Firme Digital.