Festival Interfoto volta de forma presencial e com dificuldades de patrocínio

O Festival Interfoto, que reúne diversas exposições, palestras, workshops e artistas em torno da fotografia, voltará a ser realizado de maneira presencial, após dois anos. O evento, que irá ocorrer gratuitamente entre os dias 27 e 31 de julho no Espaço Fábrica São Luiz (Rua Paula Souza, 492, Centro), no entanto, enfrenta dificuldades de levantar patrocínios.

Segundo Carlos Marien, produtor cultural e organizador do Interfoto, o objetivo do festival é disseminar a arte na cidade de Itu e na região, trazendo nomes consagrados da fotografia e também oferecendo oportunidades para novos talentos que nunca expuseram seus trabalhos.

“Em 2022 pretendemos retomar a ideia de produzir um festival de fotografia com a realização de palestras, oficinas, exposições, projeções de filmes, conversas com autores e com duas livrarias de fotografia e arte”, explica Marien.

O organizador, no entanto, revela que este ano o evento enfrenta problemas. “Só conseguimos realizar as últimas edições por conta do ProAC (Programa de Ação Cultural de São Paulo). Com esse novo governo está super difícil, não temos mais acesso ao dinheiro para a cultura, as portas foram fechadas, as empresas estão em crise e não querem patrocinar”, desabafa.

Convocatória

Mesmo diante das dificuldades, já estão abertas as inscrições para a convocatória, oportunidade para que profissionais e amadores exponham no festival. As inscrições vão até o dia 1º de julho e cada participante pode se inscrever com uma imagem. Um júri irá escolher 20 imagens para compor uma exposição coletiva durante o Interfoto. Mais informações: www.interfoto.com.br.

Edição: Felipe Sinhá | Texto e Reportagem: Rafael Florentin, Rafaela Maciel e Sandro Rodrigues