Fiat Uno: conheça a história de um dos carros mais adorados do Brasil
Veículo da montadora italiana chegou ao nosso país em 1986 e conquistou inúmeros fãs. Relembre a trajetória
Quem nunca viu passar na rua um Fiat Uno ou até mesmo teve um? Esse carro foi o precursor dos carros populares no Brasil, sempre pioneiro em economia e tecnologia deste segmento. Apenas dois anos depois de seu lançamento na Itália, em 1984, o primeiro Fiat Uno chegou ao Brasil. O modelo passou por algumas alterações.
O primeiro modelo foi o Fiat Uno S, que utilizava motor Fiasa 1.050 cm³ do Fiat 147 (52 CV), que tinha como principal vantagem era a economia de combustível. Em 1987 a Fiat lançou o Fiat Uno 1.5 R, utilizando motor Sevel 1.5 do Fiat Prêmio retrabalhado para chegar a 86 CV. Os bancos e a pintura foram alterados para causar uma impressão de carro esportivo.
Em 1990, com as novas regras tributárias brasileiras que diminuíam a tributação para modelos de 800 a 1000cm³, a Fiat diminuiu o curso dos pistões e criou uma versão com motor de 994 cm³ (48 CV). O Uno Mille foi criado para ser prático, econômico e barato, dando início a era dos “carros populares” no Brasil. Já no primeiro ano teve 100 mil unidades vendidas.
Em 1992, o Uno ganhou sua primeira versão quatro portas, sendo pioneiro novamente no segmento dos carros “mil”. A partir daí o modelo se populariza, sendo o principal responsável pelo crescimento da marca no país. A injeção eletrônica é implantada em 1993 no modelo 1.6 R e em 1995 no modelo 1.0. Lançado em 1994, com motor turbinado de série e 116 CV de potência, o Fiat Uno Turbo i.e. contava com motor italiano 1.4, além de acessórios esportivos e rodas de liga leve aro 14. Foi produzido até 1996.
No ano 2000, a Fiat lança o novo Fiat Uno Mille Fire 1.0 que utiliza motorização multiponto a gasolina com potência aumentada para 55CV, com ótimo torque em baixas rotações e destaque para a economia de combustível. Nessa versão também foi instalada nova grade frontal e novo logotipo Fiat.
Em 2005, é lançado o Fiat Uno Mille Fire Flex, sendo o primeiro bi-combustível da categoria. Neste período o modelo também passa por mudanças na carroceria, exibindo nova frente e traseira. Em 2008 é lançado o Mille Economy, que possui a mesma potência, porém com novas regulagens de motor e suspensão, e pneus de baixa resistência, que o deixam mais econômico.
Consolidando a história
Devido às novas exigências de segurança brasileiras e à defasagem tecnológica, foi lançado em 2013 o último modelo Mille em agradecimento a todos os resultados obtidos por esse modelo nos últimos vinte anos. A versão foi nomeada de “Grazie” Mille. Já em 2010, a Fiat lança o Fiat Novo Uno modernizando seu design. Além disso, é instalado novo motor EVO. Em 2014 é lançado o Fiat Novo Uno Evolution, bem mais sofisticado, o modelo já conta com sistema start-stop, que desliga o motor em paradas.