Forma Cultural e Ultragaz anunciam novo projeto de formação em gastronomia para mulheres

A sede da União Negra Ituana (UNEI) será palco do lançamento do projeto “Som na Panela”, uma iniciativa, apoiada pela Ultragaz, que proporcionará capacitação gastronômica para mulheres em situação de risco social. A solenidade ocorrerá neste sábado (28), às 11h, e contará com show musical do Grupo de Samba das Jovelinas e coquetel.

Por meio do resgate de autoestima e capacitação profissional, o projeto visa estabelecer maior conexão com uma cozinha saudável, saborosa e sustentável. Composto por oficinas gastronômicas, o workshop atenderá 75 mulheres e tem como objetivo principal a geração de emprego e renda, além da inclusão social e a promoção da cultura regional caipira em comunidades periféricas. Para se inscrever no curso é necessário ter mais de 18 anos.

“Estamos entusiasmados com as oportunidades que surgem cada vez mais envolvendo gastronomia social e o papel fundamental do GLP nesse ramo. Iniciativas como essa fortalecem o nosso propósito de usar nossa energia para mudar a vida das pessoas, promovendo a capacitação de mulheres, aumentando a geração de emprego e renda e, portanto, viabilizando um futuro mais justo, equitativo e inclusivo”, afirma Carolina Santos Pecorari, Gerente Executiva de Sustentabilidade da Ultragaz.

O curso, com duração de 10 meses, oferecerá aulas gratuitas aos sábados, na sede da UNEI, e as alunas que concluírem as aulas serão certificadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Durante o período de formação, as alunas participarão de duas apresentações gastronômicas em comunidades locais, acompanhadas de música instrumental. Essas apresentações visam entreter e engajar a sociedade, destacando a importância da cozinha saudável como ferramenta de capacitação, melhoria da saúde e bem-estar, fortalecimento da identidade de gênero e empoderamento feminino.

Para Silvano Gaspar e Alessandra Calazans, sócios da Forma Cultural “Som na Panela é um projeto inovador e que reúne os principais aspectos da missão da nossa produtora que visa, fundamentalmente, promover o acesso ao conhecimento das pessoas oferecendo à sociedade produtos culturais gratuitos como meio de exercício da cidadania, inclusão, protagonismo e empoderamento esses aspectos estão alinhados à estratégia de investimento social privado da Ultragaz, nosso principal parceiro.”

O projeto “Som na Panela” é aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, que conta com o patrocínio exclusivo da Ultragaz e apoios institucionais da Prefeitura de Itu, do Sebrae e do Instituto Éh Cultura.

Serviço:
Lançamento do projeto Som na Panela
Dia: 28 de setembro de 2024
Hora: 11h
Local: UNEI – Rua: Antônio Almeida Sampaio – Núcleo Hab. São Judas Tadeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *