Fortes chuvas surpreendem ituanos, porém não deixa estragos na cidade

Entre segunda (5) e terça-feira (6), a cidade de Itu teve precipitação acumulada de 54.2 mm, apontam dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). As chuvas, que seguiram até o início da tarde de ontem, pegaram muitos ituanos de surpresa, já que, historicamente, o mês é caracterizado pelo tempo mais seco.

De acordo com o Climatempo, portal especializado em meteorologia, o tempo deve se firmar nos próximos dias, com chuvas isoladas. Hoje (7) há possibilidade de pancadas à tarde e à noite. Para amanhã (8), a previsão é de muitas nuvens, mas sem chuva. Na sexta-feira (9), há previsão de pouca chuva à tarde, enquanto que, no final de semana, o tempo permanece aberto.

Questionada pelo “Periscópio”, a Prefeitura de Itu informa que, baseada em radar meteorológico, há expectativas de volume de chuvas em torno de mais 42.2 mm para os dias 14 e 15 de junho. Até o final do mês, o acumulado de chuvas deve atingir os 63.4 mm. Até o momento, não houve qualquer ocorrência de alagamentos ou quedas de árvores decorrentes das pancadas.

Na região, as fortes chuvas do início da semana causaram estragos em Sorocaba. A Avenida Dom Aguirre, a principal da cidade, foi interditada em três pontos por alagamentos. Nos arredores do Parque das Águas, o Rio Sorocaba transbordou e as águas atingiram a Avenida Quinze de Agosto. No bairro Ipatinga, um barranco deslizou e atingiu uma estrada vicinal.