FPF determina linhas do Paulista A2
Na segunda-feira (11), a Federação Paulista de Futebol realizou o chamado Congresso Técnico do Campeonato Paulista da Série A2. A reunião aconteceu no Salão Nobre do Pacaembu com a presença dos 16 representantes dos clubes participantes, incluindo o Ituano.
De um modo geral, não haverá mudanças com relação ao que já vem acontecendo nos últimos anos, ou seja, sobem os dois melhores colocados para a elite do futebol paulista e os dois piores caem para a Série A3.
A competição terá início em 15 de janeiro e o encerramento está marcado para 06 de abril. Na primeira fase todos os times se enfrentam em turno único. Na segunda fase – quartas com mata-mata – os times de melhores campanhas poderão escolher se mandarão o segundo jogo fora ou em casa e em caso de empate no placar agregado, a decisão da vaga será nas penalidades.
Nas semifinais os confrontos serão definidos pela pontuação da campanha geral da competição, com o 1º enfrentando o 4º e o segundo pegando o 3º. A partir das quartas de final, haverá VAR. Para 2025, a Série A2 terá como novidades Ituano e Santo André, que caíram da elite, e Grêmio Prudente e Votuporanguense, que subiram da A3.
Segundo a Federação, todos os jogos terão transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal Paulistão. Além disso, em canal fechado os jogos poderão ser vistos pela TNT Sports. Na TV aberta, Cultura e Record Interior. Os jogos do Ituano serão também acompanhados pela Cidade FM e www.facebook.com/eunomomento.
Times que disputarão A2 em 2025
Quem diria: o clássico Ituano x Primavera, que tanto sucesso, rivalidade e emoção trouxe aos torcedores nos anos 1980, estará de volta em 2025. Confira os 16 clubes que irão disputar Segunda Divisão do futebol paulista:
Capivariano, Ferroviária, Grêmio Prudente, Ituano, Juventus, Linense, Oeste, Portuguesa Santista, Primavera, Rio Claro, Santo André, São Bento, São José, Taubaté, Votuporanguense e XV de Piracicaba.
Ituano x São Bento, um clássico bem mais constante na vida dos clubes, estará de volta. Já Ituano x XV de Piracicaba, não chega a ser propriamente um clássico, mas sem dúvidas trata-se de um jogo que já foi de boa rivalidade e estará de volta.
A torcida do Galo está triste pela queda do clube na competição estadual, mas será interessante acompanhar os jogos que terá pela frente no primeiro semestre de 2025.