Fundação Marcos Amaro apresenta mostra de Edith Derdyk
Teve início no último dia 8 de abril o primeiro projeto expositivo com alguns talentos das artes visuais, premiados pelo edital realizado pela Fundação Marcos Amaro. Foram seis vencedores. A primeira exibição de 2018 é com as obras da artista Edith Derdyk. A mostra acontece dentro da Fábrica de Arte Marcos Amaro (Fama), antiga Fábrica São Pedro, até dia 30 de junho.
Com linhas que sustentam e suspendem em seu peso e volume, as obras de Edith geram forças de tração entre dois ou mais planos, como as linhas que convocam uma espacialidade instável, dependendo do ponto de vista do observador. “O projeto ARRANQUE colide, de forma estrutural, nos conteúdos que sempre surgem, concretamente, quando realizo uma instalação in loco”, comenta a artista.
A instalação também revela outras formas de espaço. Ao mesmo tempo, tais instalações sempre provocam percepções ambíguas e concomitantes entre leveza e peso, fragilidade e força, assim como delicadeza e brutalidade, gravidade e suspensão. São por entre estas forças de atração e repulsão que resultam o trabalho de Edith.
Entre os materiais usados em suas criações, consiste em uma presença forte de carvão como fonte indispensável e primária de energia para ela. Considerando o espaço físico da Fama, o ARRANQUE pretende aproveitar a luz que entra de forma que a instalação seja atravessada pela fonte de luz natural no decorrer do dia, enfatizando as mudanças de relevo, textura, volume, intensidade, qualidades dadas pelas alterações de incidência de luz na instalação.